Assim como uma máquina, precisamos de estímulos diários para funcionar normalmente.

Você já deve ter escutado a frase “o nosso corpo não foi feito para ficar parado”, e é isso mesmo. Quando crianças, desenvolvemos habilidades todos os dias e exercitamos nosso corpo e mente com frequência.

Com o passar dos anos, tendemos a utilizar essas habilidades, agilidade e pensamentos focados quase sempre em uma área de nossa vida, seja o trabalho, a casa, a família, a resolução de problemas. Quando temos apenas um foco, é normal que as outras áreas fiquem carentes de atenção. Publicamos um texto sobre a Roda da Vida, e você pode aprender um pouco mais sobre o equilíbrio entre as áreas clicando aqui:

Tudo na vida deve ser baseado no equilíbrio, e nada em excesso é bom, por isso devemos sempre pensar sobre o que está nos tomando tempo em excesso, demandando muito esforço físico e/ou mental.

Ficar parado não diz respeito somente a movimentos corporais e atividades físicas, mas também a estacionar nos mesmos conceitos, ideias e pensamentos, que muitas vezes nos deixam desmotivados, desanimados e até doentes.

Dividimos em dois tópicos algumas dicas para tornar a vida mais ativa nos aspectos físico e mental; é importante incorporar essas orientações à rotina diária, de forma a gerar resultados positivos.

ATIVIDADES MENTAIS
Vivemos dias intensos, corridos e muitas vezes exaustivos. Quando o corpo demonstra um cansaço além do físico, ele está nos dando um sinal de que precisamos respirar e relaxar. Neste momento, uma dica é utilizar técnicas de meditação, yoga e praticar atividades que trazem alegria, sem deixar o raciocínio lógico de lado, como um jogo de palavras cruzadas, sudoku, entre outros. Outra dica preciosa é ler. A leitura estimula nosso cérebro e nos faz pensar além do óbvio.

ATIVIDADES FÍSICAS
A atividade física faz uma enorme diferença na nossa rotina. Por meio da atividade física, liberamos hormônios que geram sentimentos bons e alegres, nos livramos do estresse e da raiva e também mantemos nosso corpo com o peso adequado e funcionando corretamente. Como uma máquina que precisa de um motor para funcionar, nosso corpo precisa ser ativado com frequência. Há atividades para todas as faixas etárias e gostos. É possível praticar esportes, nadar, ir com os amigos para a academia e fortalecer os músculos, correr, realizar caminhadas de curta e/ou longa duração, fazer exercícios em casa.

Seja qual for sua predisposição, procure incluir em sua vida algum tipo de exercício, físico e mental. Não podemos deixar nosso corpo e mente atrofiarem, e há ótimas maneiras de se evitar isso.

1 COMENTÁRIO

  1. Trabalhei anos no mercado financeiro.
    Me aposentei e comecei a sentir falta da adrenalina.
    Hoje voltei a operar no mercado de forex e binárias.
    Não consigo ficar parado, mas trabalho em casa ou de qualquer lugar.
    Sempre gosto de ver novas ideias. Parabéns, continue assim e sucesso pra você.
    Abraço.
    https://www.osvaldorivello.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui