Dicas para não cair no compartilhamento de notícias falsas

Fake news é um termo importado da língua inglesa que significa notícias falsas. Em geral, essas notícias não verídicas são veiculadas em redes sociais ou sites da internet. O que mais caracteriza as fake news são o teor dramático, apelativo e polêmico, que atrai a atenção dos leitores e ouvintes.
As fake news têm o objetivo de criar uma polêmica a respeito de uma pessoa ou fato, normalmente causando danos à imagem dos envolvidos.

Há cinco tipos de fake news:

  1. Sátira: são informações que não têm a intenção de provocar mal e costumam estar em sites de humor, facilmente identificadas;
  2. Conteúdo falso: o conteúdo é integralmente inventado, com o propósito de enganar o público;
  3. Conteúdo manipulado: o conteúdo é verdadeiro, porém o autor da notícia constrói o texto de modo a manipular o público menos atento;
  4. Falso contexto: a informação é verdadeira, porém está fora de seu contexto original. Em alguns casos, uma notícia antiga é apresentada como se fosse recente;
  5. Conteúdo enganoso: conteúdo com informações falsas utilizado em várias situações.

A divulgação de fake news pode trazer consequências trágicas, e muitas pessoas podem ser injustamente punidas. Os usuários da internet devem ter senso crítico para identificar fake news, evitando compartilhá-las. Aqui vão algumas orientações para fugir dessa armadilha:

  1. Leia todo o conteúdo: em geral, fake news têm títulos desconectados do restante da informação.
  2. Verifique a origem da informação: as fontes de notícias falsas são questionáveis ou inexistentes. Quando a notícia está em algum site, pesquise a relevância daquele site, se existem outras matérias tendenciosas nele, se são feitas referências a fontes de informação.
  3. Pesquise outras fontes: é recomendável pesquisar a mesma notícia em mais de uma fonte, procurando fontes confiáveis.
  4. Verifique a data de publicação: este é um dado importante para se verificar a autenticidade da informação e o seu contexto original.
  5. Senso crítico: exercite a capacidade de questionar e de verificar a veracidade de conteúdos antes de reproduzi-los.
  6. Na dúvida, não compartilhe: se você não pode confirmar a informação naquele momento, não a reproduza, mesmo que tenha sido enviada por alguém de confiança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui