Como aplicativos podem melhorar a sociedade e o mundo.
A tecnologia facilita muito a vida das pessoas. Atualmente, os aplicativos para celular ganham destaque; eles são desenvolvidos com diversas finalidades e alguns podem ser úteis para melhorar a sociedade e o mundo. Comuns hoje em dia, os aplicativos vão de redes sociais e e-mails a colagem de fotos, jogos, planejadores e gerenciadores de tarefas. Mas existem alguns que são mais que especiais, pois são desenvolvidos para melhorar o mundo. Conheça alguns deles:
Nossa energia e Nossa água
São dois aplicativos que auxiliam a controlar o consumo de energia e de água, desenvolvidos pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pelo Instituto Akatu. O app Nossa Água calcula quantos litros são gastos em um banho, por exemplo. O de energia possui uma calculadora que mede o consumo de energia em um dia ou ao utilizar determinados aparelhos elétricos, por exemplo.
Acesse os apps disponíveis para IOS e Android:
» https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.soundy.nossaagua&hl=pt_BR
» https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.soundy.nossaenergia&hl=pt_BR
Apps de doação de sangue
Existem vários aplicativos que funcionam como lembretes para a doação de sangue. Dois deles são Hemogram e o Time do Sangue. Eles mostram locais que precisam de sangue e possibilitam agendar a doação.
Hemogram: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.org.curitiba.ici.hemogram
Time do Sangue: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.time.sangue
Giulia – Mãos que falam
O aplicativo é uma plataforma desenvolvida com várias funcionalidades para facilitar a vida do deficiente auditivo, que enfrenta muitas dificuldades para interagir com outras pessoas ou desenvolver funções simples que outros fariam sem ajuda.
O professor Manoel Cardoso desenvolveu esse aplicativo com tecnologia assistiva (termo utilizado para identificar recursos e serviços que contribuem para proporcionar habilidades funcionais para pessoas com deficiência). Entre os recursos desse aplicativo, destacam-se:
- Tradutor: o aplicativo possibilita a comunicação por meio de uma pulseira, identificando o que o surdo está querendo comunicar e expressando isso em palavras na tela do celular. Além disso, o interlocutor pode falar perto do celular, e a mensagem aparecerá escrita ou expressa em Libras na tela do aplicativo;
- Chat: ideal para momentos em que o deficiente se encontra em sala de aula, por exemplo, possibilitando a interação com os demais.
- Emergência: possibilita o chamado de serviços de emergência com facilidade e rapidez.
- Despertador
- Localizador
Tão importante quanto facilitar a vida de deficientes auditivos com aplicativos é ampliar o conhecimento de Libras (Língua Brasileira de Sinais). O UniAnchieta disponibiliza o curso de extensão em Libras.