Conheça os sintomas da ansiedade e saiba como tratar esse mal

Pessoas que sofrem de ansiedade, em geral, estão sempre preocupadas e sentem medos extremos em situações simples da vida. A ansiedade é um transtorno que vem acompanhado de sintomas que se confundem com sentimentos e sensações muito comuns no cotidiano das pessoas. Preocupações e medos assolam a população, mas o que indica haver o transtorno de ansiedade é a proporção destes sintomas.

Em muitos casos, quem sofre de ansiedade está passando por um período de transição, de escolhas difíceis, situações de pressão, perdas, ou está apreensivo com algo que não consegue identificar, resolver ou sequer pensar.

As pessoas ansiosas acabam se concentrando em sentimentos ruins, e isso gera tensão, medo e pavor, prejudicando corpo e mente. Entre os sintomas mais comuns de ansiedade, estão constante tensão ou nervosismo, sensação de que algo ruim vai acontecer, dificuldade de concentração, medo permanente, preocupação exagerada, dificuldade para dormir, irritabilidade e muita agitação. Entre os medos irracionais, alguns exemplos são medo de animais ou de estar no meio de uma multidão; a pessoa se torna incapaz de enfrentar determinados medos que antes não existiam. As lembranças de situações ruins do passado surgem nos momentos de ansiedade, deixando a pessoa ainda mais ansiosa. A preocupação e o perfeccionismo são sintomas constantes em pessoas que vivem situações recorrentes de pressão.

Quem sofre de ansiedade pensa estar perdido e não haver saída, mas esse é um transtorno controlável e a recuperação do bem-estar é possível. Existem alguns exercícios que podem melhorar os sintomas:

  • Reservar um tempo para si e investir mais tempo em lazer;
  • Evitar ficar na internet, principalmente nas redes sociais;
  • Fazer exercícios físicos, uma caminhada ou outra atividade de que goste para se distrair;
  • Organizar as tarefas do dia ou da semana.

Muitos dos transtornos de ansiedade se desenvolvem na infância e tendem a persistir se não forem tratados. O auxílio especializado muitas vezes é necessário, sendo recomendável uma avaliação diagnóstica com possível encaminhamento ao psicólogo e psiquiatra. O Centro de Psicologia Aplicada do UniAnchieta oferece atendimento gratuito à população e pode ser procurado para o encaminhamento deste e de outros problemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui