Quando as crianças ingressam em um ambiente escolar, é comum os pais ficarem eufóricos e ansiosos para que eles logo leiam e aprendam várias coisas. Mas engana-se quem pensa que somente na escola os pequenos aprendem e desenvolvem suas habilidades.

É claro que o dever de ensinar formalmente a criança a ler e escrever é função dos professores, mas os pais devem incentivar a prática em ações do cotidiano e em qualquer lugar.

Separamos neste post algumas maneiras simples e que ocorrem no dia a dia que facilitam a aprendizagem da alfabetização das crianças e estreitam os laços de relacionamento entre pais e filhos.

A leitura de histórias, conto de fadas ou gibis é uma ótima maneira de estimular o aprendizado das crianças de forma criativa, lúdica e simples. Leia com a criança histórias curtas, estimule que ela mesmo leia, reforce com ela a formação de sílabas e a ajude com as palavras que ela achar difíceis.

Além disso, ao ouvir histórias, a criança acaba percebendo que a leitura é feita da esquerda para a direita (importante para o momento em que ela vai começar a escrever), consegue diferenciar o que é texto escrito do que é desenho, começa a notar que as palavras são escritas separadamente formando frases que fazem sentido e a adquirir noção de volume de texto.

Estimular que a criança escreva cartas e bilhetes para os pais, amigos e familiares é bem importante para a alfabetização. Diga para a criança escrever uma cartinha para a professora, um cartão de aniversário para um coleguinha e um cartão de Natal para a avó. Ela se sentirá inclusa e importante.

O dia a dia proporciona várias opções de aprendizado relacionadas à alfabetização das crianças. Estimule o seu filho a ler placas de trânsito, destino de ônibus, outdoors, letreiros, panfletos, faixas, cardápios de restaurantes, os bilhetes da escola e por aí vai.

Compreender o ritmo da criança é um dos pontos principais nesse processo. Investir no ambiente alfabetizador é importante para que as crianças ganhem mais intimidade com o texto escrito (e, dessa forma, encontrem menos dificuldade quando estiverem aprendendo a ler a escrever), mas isso não quer dizer que o processo será, necessariamente, rápido.

Lembre-se: começar a ler e a escrever mais tardiamente não representa problema de aprendizagem ou falta de inteligência. Na maioria dos casos, significa apenas que a criança ainda não atingiu um nível necessário de maturidade.

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