Identificar um problema de visão nas crianças é importante para evitar que esse problema se agrave ao longo dos anos, sem contar que é através da visão que as crianças enxergam o mundo, se relacionam, descobrem elementos visuais e desenvolvem o processo de alfabetização e aprendizado.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 12% das crianças em idade escolar ou pré-escolar precisam de óculos para corrigir problemas oftalmológicos. E isso tende a piorar quanto mais se usa aparelhos tecnológicos sem proteção visual (caso necessário).

Para identificar se a criança possui alguma dificuldade para enxergar, basta seguir alguns passos e observar os hábitos dos pequenos. Separamos algumas práticas que devem ser feitas para identificar um problema de visão. Confira!

Observe os pequenos em casa

Quando a criança possui alguma dificuldade de enxergar é comum que ela tenha alguns sintomas atípicos, como lacrimejamento frequente, secreções, olhos vermelhos, intolerância à luz, além de dispersão e cefaleia. Além disso, é comum que eles fiquem bem próximos aos aparelhos de TV e celular e com a testa franzida ao tentar enxergar algo.

Consulte um oftalmologista

Caso a criança apresente algum dos sintomas apresentados acima, é de extrema importância que os responsáveis façam um acompanhamento com um oftalmologista a fim de identificar os problemas. Com esse tratamento rápido, é possível retardar a gravidade dos problemas visuais ou até mesmo curá-los.

Converse com o professor

Outra dica importante e fundamental é conversar com os professores do seu filho. Através de uma simples conversa é possível obter informações de como a criança se comporta em sala de aula com relação à visão. Se ele sempre pede ajuda para saber o que está escrito na lousa, senta sempre nas primeiras cadeiras e fica com a visão embaçada ao ler, é sinal de algum problema de visão.

Controle o uso de aparelhos eletrônicos

Aproximadamente 69% das crianças e adolescentes do Brasil utilizam a internet pelo menos uma vez ao dia, de acordo com pesquisa do Centro de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Isso reflete em um aumento considerável de crianças com miopia, por exemplo.

É dever dos pais controlar e estipular horários para o uso de celular, computador, videogame e televisão. O uso excessivo faz com que a visão seja “forçada” com frequência, causando problemas visuais e dores de cabeça.

Observar os hábitos dos filhos e conversar com eles é a melhor maneira de identificar um problema visual. Lembre-se de levar o seu filho ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano para exames de rotina.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui