Em todo início de ano letivo, é comum a troca das mochilas escolares das crianças, seja porque as mochilas se desgastaram, não servem mais ou porque as crianças desejam ter uma mochila do seu novo desenho animado favorito. Hoje existem no mercado diversas marcas e modelos de mochilas, mas como saber qual é a melhor para o seu filho?

Para escolher a mochila ideal, é importante levar em consideração alguns pontos importantes para que a mochila não traga riscos à postura e saúde em geral da criança. Neste post separamos dicas importantes para ajudar na escolha da mochila ideal para os pequenos. Vamos ler?

 

Peso da mochila

O primeiro passo ao escolher uma mochila escolar é observar o seu peso. É aconselhável escolher as mochilas mais leves, o que significa optar por materiais como lona e poliéster. Vale lembrar que opções mais leves não significa que são  mais frágeis e descartáveis.

Além disso, o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança; os materiais mais pesados, como livros e cadernos, devem ficar no centro/meio da mochila; e deve-se optar por mochilas com alças mais grossas e reforçadas com no mínimo 4 centímetros.

 

Modelo da mochila

 Neste ponto é importante levar em consideração um ponto básico, mas que muitos acabam esquecendo: comprar mochilas de criança. Muitos compram mochilas de adultos para os pequenos e isso é prejudicial a eles, pois o comprimento da mochila deve ser do tamanho do tronco da criança e a parte inferior da mochila deve ficar, no máximo, a 5 centímetros da linha da cintura.

 

Mochila de rodinhas

Esse modelo geralmente é o preferido das crianças, mas os pais devem tomar certas precauções na momento da compra e ao ensinar os pequenos a utilizar a mochila. A alça da mochila de rodinhas deve ficar na altura da cintura da criança e se elas tiverem que abaixar para pegar a mochila, é hora de trocá-la.

É importante verificar o ambiente escolar para utilizar esse modelo. Caso a escola tenha muitas escadas, é mais indicado utilizar a mochila de costas.

 

Riscos da má escolha das mochilas

Se não utilizada corretamente ou se for adquirida uma mochila de má qualidade ou inadequada para a criança, problemas de saúde poderão surgir por conta disso. É sempre importante respeitar os limites de peso, utilizar as duas alças da mochila e verificar se a mesma está em boa qualidade de uso. Os riscos mais comuns estão relacionados ao:

  1. Pescoço: ao projetar o pescoço para frente, os ligamentos são pressionados, causando dores;
  2. Ombros: o peso pode sobrecarregar as articulações e os músculos;
  3. Lombar e quadril: a inclinação para compensar o peso da mochila resulta em dores lombares e no quadril;
  4. Joelho: a mudança de postura ao caminhar pode ocasionar dores no joelho.

Procure sempre as opções mais recomendadas à idade da criança e sempre verifique as informações apresentadas acima para evitar problemas de saúde e dores crônicas no futuro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui