No dia 28 de setembro de 2019, no Sindicato dos Metalúrgicos em Jundiaí/SP, a enfermeira e docente do Centro Universitário Padre Anchieta Aline Ferreira, os ex-alunos do curso de Enfermagem da Instituição Fábio Eleotério e Cláudia Drezza, e a psicóloga e consultora educacional Mariana Nani participaram de um encontro enriquecedor com o major do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Diógenes Martins Munhoz.

O major é autor do livro “Abordagem técnica a tentativa de suicídio”, que ressalta a importância da abordagem humanizada nesse tipo de ocorrência, e o workshop teve como objetivo capacitar o participante a realizar a primeira intervenção em casos de ocorrências que envolvam tentativas de suicídio em locais de risco de forma técnica e segura tanto para o abordador quanto para o tentante.

Sabe-se que, a cada 40 segundos, uma pessoa se mata no mundo, e, no Brasil, a frequência de vítimas de suicídio é a cada 45 minutos. Somente no estado de São Paulo, ocorrem de 4 a 6 tentativas por dia. Nos últimos 12 anos, esse número vem crescendo principalmente entre os jovens na fase da puberdade, sendo o suicídio a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

O evento foi promovido pelo Instituto Flor de Cerejeira e teve como público-alvo os policiais civis e militares, a guarda municipal, os bombeiros civis e militares, psicólogos, médicos, enfermeiros, estudantes, profissionais ligados à área de urgência e emergência e todos os interessados no assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui