As disciplinas ensinadas para os alunos na escola são fundamentais para que eles criem uma base para estudos futuros. Toda e qualquer matéria é importante na construção do aprendizado desde a educação infantil até o ensino superior, independentemente da área de atuação que se escolha seguir.

A geografia está nessa lista de matérias e é uma das mais importantes para o aluno, pois supre a sua necessidade sobre conhecer o espaço geográfico em que vive. O espaço geográfico é aquele que tem caráter histórico e conta a história da humanidade e o meio em que ela vive.

A importância da geografia pode ser entendida a partir da metade do século XX, quando, nos Estados Unidos, foi criada a expressão “analfabetismo geográfico” em virtude da ignorância da população do país sobre as propostas de geografia. Muitos dos investidores mal sabiam sobre o idioma, costumes e cultura de um determinado país. Por isso, entende-se que a geografia vai muito além de só conhecer países, capitais, dados populacionais, moeda local, mas chega até a ensinar sobre o espaço e a história de um povo. Por isso, é importante que os alunos já tenham a disciplina de geografia na educação infantil.

Os mapas na geografia

De fundamental importância, os mapas trilham os caminhos que alguém quer seguir para se deslocar de um ponto a outro. Os mapas são as representações da realidade, ilustrando de forma reduzida uma determinada área da Terra ou do espaço geográfico em questão. Com a geografia, o ser humano é capaz de ter os conhecimentos necessários para produção e leitura de mapas, além de conhecimentos de regiões e palavras para entendimento dos caminhos.

Os objetivos da geografia

O maior objetivo da geografia é entender a dinâmica do espaço para auxiliar o planejamento das ações do homem para criar cidades de forma organizada. Também auxilia no entendimento das formas de relevo, dos fenômenos climáticos, composições sociais e até hábitos humanos em cada região para a criação e manutenção da sociedade.

É sempre importante ter o conhecimento sobre a geografia e se torna fundamental o conhecimento dessa disciplina desde a educação infantil para já começar a educar a mente das crianças para que, futuramente, elas saibam se deslocar corretamente, conheça países, culturas e idiomas de um local e saibam como ler mapas e identificar locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui