O tempo é precioso para o ser humano, especialmente para as crianças. Saber como administrar a rotina para poder encaixar todas as tarefas no dia e não esquecer nada é algo que já deve ser ensinado para os pequenos logo no início de suas vidas. Como base de aprendizado, os pais podem usar o ensinamento do controle de tempo para ensinar aos filhos como criar sua rotina de estudos, organização e diversão, por exemplo.

A administração do tempo, quando é entendida pela criança, já começa a despertar a obrigação de cumprimento de tarefas e de sua rotina de atividades, coisas que fazem parte do crescimento e desenvolvimento do senso de responsabilidade em sua vida.

Essa administração de tempo ensina a criança a dividir o seu tempo entre as coisas que gosta de fazer, como brincar, jogar video game e assistir à TV e as tarefas que são obrigatórias, como arrumar o quarto, fazer o dever e organizar suas coisas.

Todo esse aprendizado é importante, porém deve ser inserido na vida do seu filho de forma suave para que não haja estresse com algo que deve perdurar por toda a vida da criança.

A organização da rotina é fundamental para a criança estabelecer quanto tempo terá para desenvolver cada tarefa e entender quanto tempo ela precisa para ter tudo concluído. Defina sempre as prioridades e prazos e não deixe que a atividade seja massiva para a criança.

Para fazer com que seu filho saiba como controlar seu tempo disponível, comece ajudando-o com simples passos:

  • Ajude-o inserindo tarefas simples, como arrumar o quarto e fazer o dever de casa: por mais que sejam tarefas simples, é fundamental que a criança aprenda desde cedo a arrumar o seu quarto e crie a responsabilidade de fazer o dever de casa. Essas duas tarefas já ajudarão o seu filho a desenvolver um controle de tempo, ordenação de ideias, responsabilidade e princípios de organização para aprender como arrumar suas coisas e ter a iniciativa de fazer seus deveres.
  • Ensine-o a não deixar para a última hora: saber administrar o tempo é fundamental para que a criança não deixe suas atividades para última hora. Ela precisa saber que se tem uma prova na quinta feira, precisa se organizar para estudar alguns dias antes.
  • Mostre as consequências: você deve deixar que seu filho entenda que se ele não desenvolver uma tarefa, ele terá consequências disso em sua vida. Se ele não tiver a proatividade de fazer seu dever de escola, a professora irá cobrá-lo. Enfim, nesse processo de aprendizagem da administração do tempo é importante mostrar o que acontece se ele não fizer o que precisa.

Para todo o processo de aprendizagem de administração do tempo acontecer, você pode montar um quadro de atividades semanais para descrever todas as atividades que a criança precisa desenvolver e deixe que ela aprenda quanto tempo precisa para cada tarefa. Dessa forma, ela mesma irá saber como fazer cada tarefa e quanto tempo hábil terá para poder fazer tudo o que precisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui