Com o crescimento constante do uso de tecnologias e até mesmo o surgimento de novas, o aprendizado em robótica se faz necessário na matriz curricular estudantil das crianças e jovens. Além de matérias clássicas como português e matemática, é fundamental se habituar com um mundo tecnológico e com inovações que acontecem a todo instante. Saber utilizar ferramentas e conceitos robóticos facilita o dia a dia do aluno e o torna competente nessa habilidade. É o caso do Colégio Anchieta, que utiliza o Arduino nas aulas de robótica.

Mas o que é o Arduino, como ele funciona e o que pode ser feito com ele? Neste post, iremos explicar suas funcionalidades e como ele colabora para o melhor aprendizado dos alunos em robótica. Acompanhe!

O que é o Arduino

O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open source que tem como principal característica o fácil manuseio e a criação de infinitas possibilidades de criação de objetos e ambientes interativos. Quando programado, o Arduino pode realizar tarefas como controlar robôs, luzes de diferentes ambientes, temperatura do ar-condicionado e ventiladores.

Muitos designers e artistas o utilizam com frequência, e os alunos do Colégio Anchieta possuem a plataforma de forma gratuita e disponível em aulas de robótica para aprenderem e aplicarem os conceitos na prática. Durante as aulas de robótica os alunos podem utilizá-lo para criar programações e testar suas habilidades conceituais. Isso os ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, a resolver problemas e a trabalhar em equipe para criar algo inovador.

O que os alunos aprendem

Além disso, utilizam conceitos de mecânica e de temas relacionados ao movimento, principalmente por configurarem-se como assuntos importante para o estudo dos robôs. Para projetar um carrinho que anda sozinho, por exemplo, os alunos precisam entender toda a montagem das peças e saber como a energia atua para realizar o movimento das rodas.

Os conceitos de eletrônica também são colocados à prova quando os alunos entram em contato com peças eletrônicas, como o Arduino. Durante as aulas, os estudantes aprendem como essas peças são utilizadas para a transmissão de energia e transformações dentro da máquina.

Já a programação de computadores está muito relacionada à robótica, já que os códigos são responsáveis por designar ações aos robôs ou a qualquer outro sistema autônomo. Durante as aulas, as crianças estudam temas como lógicas de programação e criação de algoritmos.

O Arduino é uma grande revolução no ensino, pois possibilita aos alunos um contato próximo com uma plataforma real e já utilizada no mercado. Com ele é possível criar, deixar a imaginação fluir e desenvolver infinitas possibilidades de uso para diversos setores.

Para conhecer mais sobre o Arduino e toda a metodologia das aulas, agende uma visita ao Colégio Anchieta e confira de perto como são as aulas de robótica, a interação dos alunos com a plataforma e os projetos já desenvolvidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui