É comum em nossa vida termos uma rotina estabelecida com horários, tarefas e deveres a serem cumpridos. Porém, muitas pessoas se acomodam com certas situações e acabam vivendo uma vida no “modo automático” e muitas vezes sem saber ao certo o que querem e como vão conseguir alcançar seus objetivos.

Esse “modo automático” em que quase todas as pessoas vivem também é conhecido como zona de conforto. A zona de conforto é uma espécie de bolha na qual estamos inseridos. Essa bolha nos limita e nos faz seguir sempre as mesmas ideias e conceitos, sem conhecer o novo. Quem vive desta forma geralmente não percebe e continua a viver assim. Somente quando há um choque de realidade e mudança que a pessoa enxerga uma nova forma de viver a vida.

A zona de conforto faz as pessoas ficarem “presas” em sentimentos e pensamentos iguais e quando a bolha é estourada é comum gerar receio e medo em algumas pessoas, isso porque o indivíduo sempre seguiu aquelas mesmas regras e rotinas e quando se vê e vive algo novo as coisas mudam. Para sair dessa bolha, separamos algumas práticas que te ajudarão a mudar de vida:

Se conheça melhor

Para sair da procrastinação e mudar seu estilo de vida, é necessário se conhecer melhor e realizar uma profunda análise para saber o que você gosta, seus objetivos, sonhos, metas, suas habilidades atuais e as que precisam ser aperfeiçoadas e o que pretende realizar nos próximos meses ou anos. Faça um plano de vida e veja o que é necessário fazer para sair da bolha criada pela zona de conforto.

Exemplo: se você pretende morar no exterior, mas tem receio de sair do seu trabalho atual, isso precisa ser planejado. A zona de conforto sempre vai te puxar para o local onde você está e sua cabeça sempre pensará nos contras de realizar essa meta. Para sair dessa situação, é necessário se arriscar, com planejamento é claro. Só assim você poderá realizar seus objetivos e saber se deu certo ou não.

Pesquise e estude sobre assuntos diferentes

Conhecimento é válido sempre, para todas as pessoas. Para sair da zona de conforto, uma das atividades que te ajudarão é estudar e pesquisar sobre assuntos que você nunca “precisou”. Isso fará com que você amplie seus conhecimentos e leia sobre outros conteúdos.

Exemplo: um profissional de marketing tende a ler mais sobre assuntos relacionados a este mercado de atuação, sobre notícias desse segmento e até acaba seguindo profissionais em redes sociais que têm o mesmo perfil e profissão que ele. Mas, para essa pessoa sair da zona de conforto, ela pode ler mais sobre agricultura, novas tecnologias e práticas ambientais, por exemplo.

Confie em você e em seu potencial

Uma das coisas que mais atrapalha uma pessoa a sair da zona de conforto é o medo e a insegurança. Mudar é algo muito fácil para alguns e, para outros, é o verdadeiro caos. Por isso, é importante confiar em você, saber que você é capaz de conseguir tudo o que planejou e sonhou e que você sempre pode aumentar o seu potencial e adquirir novas habilidades. Não deixe o medo e a insegurança te dominarem e acredite em você.

Desenvolva sua criatividade

Aflorar a criatividade é uma ótima forma de sair da zona de conforto. Faça atividades criativas que você nunca fez, como criar uma letra musical ou aprender a tocar violino. Isso te desafiará a fazer algo novo, trará uma sensação nova e você poderá vencer a insegurança através de atividades simples.

Faça algo novo todos os dias

Por que sempre usar as mesmas cores de roupas? Por que manter sempre o mesmo corte de cabelo? Por que estacionar o carro sempre na mesma vaga? Pode parecer bobagem, mas sempre fazemos as mesmas coisas e isso fica automático, robótico. Então, experimente novas alternativas, novos caminhos, novos looks, faça algo diferente todos os dias. Não precisa ser algo muito radical, mas faça.

Aproveite a sua companhia

A zona de conforto nos condiciona a sempre sairmos em grupo, família ou amigos. Mas, já pensou em fazer coisas sozinho e fazer coisas que você quer fazer? Vá ao cinema sozinho, corra sozinho no parque, vá a um restaurante que você goste e peça aquele prato que você nunca pediu porque estava em grupo e aproveite a sua companhia. Não é que você deve ser solitário e nunca mais sair com as pessoas que ama, mas fazer isso em alguns momentos da vida lhe trará uma sensação nova.

Há muitas outras maneiras de sair da bolha e conhecer uma nova forma de viver. O importante é começar a exercitar essas dicas. Vá no seu ritmo, não se pressione e em pouco tempo você verá que as coisas vão mudar e que você enxergará a vida de outras maneiras.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui