Cometer erros é comum para o ser humano. Nem tudo pode e deve ser feito perfeitamente na vida, afinal o erro é gera aprendizado para as pessoas. O medo de errar é constante em todos. Muitas pessoas querem seguir padrões e buscam ser “certinhos” em tudo aquilo que executam e isso não é diferente com as crianças.

Os padrões rígidos da sociedade e também a forma com que os pais criam seus filhos acabam fazendo com que eles cresçam e desenvolvam o medo de errar e levem uma vida baseada na autocobrança. E você, pai, se sente culpado em ver seu filho se cobrando tanto, deixando algumas atividades de lado e tendo medo de errar.

Separamos algumas dicas que podem ajudar a minimizar o peso do erro em seu filho e fazer com que as crianças não sintam insegurança ou deixem de fazer alguma atividade ou brincadeira por medo de cometer um erro.

Faça com que o erro seja algo natural

Por conta de todas as crenças que vamos adquirindo ao longo da vida, desde criança, através da religião e outros padrões da sociedade, vamos criando pré-conceitos sobre atitudes, classificando-as entre erradas e corretas. Todos esses conceitos gerados previamente na mente da criança acabam fazendo com que ela comece a ter medo de agir e errar.

É importante que você ajude o seu filho a pensar com naturalidade nas coisas e fazer com que eles entendam que não importa o quanto ele possa errar, mas mostrar que ele também tem os acertos na vida e que o importante é toda a jornada que constrói e não somente os momentos de erro.

Quando existirem as cobranças na vida, a criança deve entender que isso é algo natural e que elas devem se estimular com isso para que sempre façam melhor, aprendendo com as suas falhas e erros. Estimule seus filhos a participarem de atividades e brincadeiras que o instruam e que façam com que eles sempre aprendam a encarar os obstáculos.

Ser e pensar diferente é normal

Cada ser humano é único no mundo e a sua forma de pensar varia de pessoa para pessoa. Com as crianças, não é diferente. Você deve deixar que a criança pense da forma que quiser, porém deve condicionar o seu comportamento e pensamento para o que é correto de se fazer e o que é um erro. Você que tem o papel de pai e mãe já sabe como o seu filho pensa, então, no momento em que ela deixar de fazer algo por ter medo de cometer um erro, em vez de repreendê-lo, sente para conversar e explicar que erros acontecem e mostre como aprender com o erro e diga que ele não deve deixar de fazer as coisas por isso.

Outro ponto importante é nunca comparar a criança com o irmão ou com outro colega. Descubra qual é o potencial do seu filho e valorize isso para encorajá-lo a fazer o que quer sem ter medo.

Acompanhe, mas não cobre

Os adultos, sejam pais, tios ou avós, têm o costume de cobrar as crianças de alguma coisa sempre. A cobrança em excesso passa para a criança a sensação de débito com as pessoas ao seu redor, o que gera o medo de errar e faz com que, nas atitudes futuras, ela deixe de fazer por ter consigo essa insegurança.

Nesse momento, é importante lembrar que é primordial acompanhar a criança e não cobrá-la. Acompanhe o desempenho dela e a motive, vibre com as suas vitórias e mostre quando ela errar. É fundamental também ensinar a criança sobre quais são as suas responsabilidades e a importância de cumpri-las.

É natural que o medo de errar exista em seu filho por conta de toda a cobrança da vida, mas você precisa ensiná-lo a não deixar que esse medo interfira no seu desenvolvimento. Lembre-se sempre de que a conversa é fundamental para criar adultos mais confiantes.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui