Com o uso frequente das tecnologias e aparelhos eletrônicos, as crianças estão adquirindo o hábito de dormir mais tarde ou sem um horário definido pelos pais. Isso traz consequências ruins para o desenvolvimento dos pequenos segundo a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono).

 

Segundo a fundação, o ideal é que um bebê, por exemplo, de 4 a 11 meses durma de 12 a 15 horas por dia, mas tudo bem se o sono for um pouco menos – de 10 a 11 horas – ou mais – de 16 a 18 horas. Além de ser essencial para o descanso e fixação do aprendizado, é também durante a noite que o corpo libera os hormônios do crescimento em maior quantidade.

 

Mesmo sabendo da importância do sono para as crianças, alguns pais ainda divergem quanto ao tempo necessário de sono para seus filhos. A Revista Crescer fez uma enquete na qual a maioria dos pais (36%) leva as crianças para a cama entre 21h e 22h. Logo atrás, com 30% dos votos, estão os que colocam os filhos para dormir entre 20h e 21h. Há também aqueles que levam apenas depois das 22h (26% dos votos). Apenas na minoria das famílias (8%) as crianças se deitam antes das 20h

 

A decisão do horário de levar a criança para dormir deve ser feita considerando a hora que ela despertará na manhã seguinte e quanto tempo de sono terá somado ao longo do dia. A necessidade total diária varia conforme a faixa etária. A seguir, confira as recomendações de tempo de sono da organização americana National Sleep Foundation para um período de 24 horas:

  • 0 a 3 meses: 11 a 19 horas
  • 4 a 11 meses: 10 a 18 horas
  • 1 a 2 anos: 9 a 16 horas
  • 3 a 5 anos: 8 a 14 horas
  • 6 a 13 anos: 7 a 12 horas

 

Quando os pequenos não dormem bem e na quantidade de horas necessárias, essa falta de sono começa a interferir na memória, na capacidade de aprender e no comportamento. A qualidade e a quantidade correta de sono são determinantes para o bom desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental dos pequenos. Para crianças pequenas, a falta de sono pode estar relacionada a causas de saúde ou emocionais. Além disso, o sono inadequado pode resultar em sonolência excessiva durante o dia, irritabilidade, frustração e perda de apetite.

Por isso é necessário que os pais determinem um horário para dormir e sigam uma rotina para que os pequenos durmam bem e desenvolvam suas habilidades. Para que seu filho durma bem e tranquilo, separamos algumas dicas:

  • Dê um banho relaxante na criança, utilize produtos com cheiro de camomila e depois o leve para a cama e leia uma história calma e lúdica;
  • Não dê um jantar pesado aos pequenos, isso o deixará desconfortável durante a noite;
  • Evite brincadeiras agitadas perto do horário de dormir;
  • Verifique a temperatura do dia e veja se o quarto está adequado para uma noite de sono. Deixe o ambiente em uma temperatura agradável e confortável. Também é importante colocar em seu filho uma roupa leve e que não “trave” seus movimentos;
  • Deixe o quarto com luzes baixas e, se a criança já dormir totalmente no escuro, é melhor ainda;
  • Caso a criança se levante durante a noite, vá com ela de volta para a cama e fique acompanhando ela voltar a dormir. Não a leve para sua cama ou sofá. É importante ela entender que o seu quarto é o local correto para dormir.

 

Os pais, mesmo com a correria do dia a dia, devem criar uma rotina para seus filhos a fim de que eles possam usufruir de uma noite tranquila e agradável de sono, além de entender que esse processo é fundamental para o bom desenvolvimento das atividades do dia a dia e do próprio corpo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui