Quando um aluno ingressa em um curso de ensino superior, ele se depara com um novo mundo cheio de oportunidades e sonhos a serem realizados. São matérias e temas nunca abordados antes, novos colegas e professores e uma nova forma de enxergar o mundo. Dentro de todas as atividades que o estudante universitário pode realizar na graduação, uma que chama bastante a atenção do aluno é a iniciação científica, uma modalidade de pesquisa acadêmica.

O aluno interessado em realizar uma pesquisa nessa modalidade precisa entender o seu trabalho e definir se precisará ou não de financiamento (dinheiro que é utilizado para o desenvolvimento da pesquisa). Acontece que muitos alunos não sabem o que são e como funcionam as bolsas de iniciação científica que são oferecidas pelas universidades. Então, para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

Por que fazer iniciação científica?

A iniciação científica é o primeiro contato com a pesquisa acadêmica que é oferecido aos alunos de graduação. Principalmente para quem quer seguir carreira acadêmica, a iniciação científica é uma boa maneira de entender as regras da pesquisa científica no geral, de enxergar melhor os fatos da sociedade e de crescer profissionalmente.

Na maioria das universidades, para se candidatar ao programa, é necessário acompanhar os editais de chamamento de novos alunos pesquisadores. O ideal é que você já tenha algo em mente e que já tenha conversado com um possível professor orientador, assim você não fica tão perdido quanto aos procedimentos mais burocráticos e nem perde o prazo de entrega do trabalho.

Para quem deseja fazer um projeto de iniciação científica, é sempre bom pensar em temas que sejam do próprio interesse, lembrando sempre do que foi estudado durante as aulas, e por temas da atualidade. Isso porque a pesquisa é uma atividade que exige dedicação e disposição. Quando se trabalha com um tema de seu interesse, as chances de ter uma experiência positiva e de desenvolver uma pesquisa relevante tanto para a própria formação quanto para a sociedade são maiores.

Como funcionam as bolsas?

Toda pesquisa requer custos, desde os mais básicos, como impressão de relatórios, aos mais complexos, como a compra ou aluguel de materiais sofisticados. Assim, mesmo tendo à disposição todo o aparato tecnológico do campus onde estuda, nem sempre o aluno vai conseguir arcar com todos os custos de uma pesquisa científica sozinho. Por esse motivo, as bolsas de iniciação científica são incentivos financeiros dados pelas universidades, por fundações privadas ou órgãos públicos para o desenvolvimento de pesquisas.

A nível nacional, existe o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), do CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que oferece bolsas de iniciação científica a instituições públicas ou privadas. Nesse caso, as instituições de ensino superior (universidades) recebem o valor da bolsa e, em seguida, fazem a seleção dos projetos submetidos à análise de orientadores em processos internos. Nessa modalidade, é a própria faculdade quem seleciona os bolsistas de iniciação científica.

Além da bolsa PIBIC/CNPq, o estudante do Unianchieta que pretende fazer pesquisa de iniciação científica pode escolher por uma das modalidades abaixo:

  1. BIC: são bolsas disponibilizadas pela própria instituição;
  2. IPIC: bolsas provenientes da parceria entre o Unianchieta e a iniciativa privada;
  3. VIC: para os estudantes que não necessitam de financiamento, atuando como voluntários de iniciação científica.

Deu para perceber que realizar um projeto de iniciação científica é muito importante para aproximar o aluno das práticas acadêmicas e dos docentes, além de desenvolver no estudante habilidades valiosas que serão utilizadas no futuro, tanto no mercado de trabalho ou em futuras pesquisas acadêmicas, como no mestrado e doutorado.

Todos os alunos matriculados regularmente no Unianchieta podem se inscrever e submeter seus projetos à análise, que é realizada pelo Comitê de Pesquisa e Iniciação Científica da instituição. Para saber mais informações, acesse o site da instituição, confira o edital vigente e fique por dentro da documentação necessária para realizar a inscrição.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui