Saiba como evitar crenças limitantes e melhorar o seu rendimento acadêmico e profissional.

Ao longo de nossa vida, por conta de nossa criação e de padrões impostos pela sociedade, vamos criando pré-conceitos que se tornam para nós uma crença. Crença, segundo o Dicionário Aurélio, significa fé religiosa, confiança e opinião.

Crenças limitantes, segundo o site IBC coaching são “todas as ideias que você viu, ouviu ou concluiu pelos mais diversos motivos, e que acabaram se tornando uma verdade absoluta na sua vida. Desde nossos primeiros anos, somos influenciados positiva e negativamente pelas pessoas à nossa volta, como também pelas situações que experienciamos em nosso dia a dia”.

Portanto, as nossas crenças fazem com que criemos alguns padrões mentais para resolver algumas coisas e ainda, que tenhamos uma percepção do mundo que, às vezes, pode nem ser a real.

A crença pode ser algo positivo em sua vida, pois ela faz com que você comece a ter seus princípios e saiba como se virar para resolver problemas e situações dificultosas, porém ela pode também ser algo negativo. Quando não percebida, a crença pode se tornar limitante fazendo com que você tenha pensamentos negativos e limite que muitas coisas boas aconteçam em sua vida.

A crença limitante, segundo o site IBC coaching, traz pensamentos negativos e são, geralmente, “relacionadas a dinheiro, pessoas, oportunidades, aprendizado, capacidades, identidade, situações, tempo, vida, passado, presente, futuro”. Uma pessoa com a crença limitada geralmente pensa em frases como “não é possível viver do que se ama”; “não levo jeito pra fazer isso”; “não vou dar conta de fazer aquela atividade”; “não sei tudo o que preciso”; “não tenho tempo”; “não consigo fazer isso”.

Todos esses pensamentos e crenças limitantes fazem com que o ser humano deixe de evoluir e prejudique, na maioria das vezes, o seu rendimento acadêmico e profissional. Essa é uma atitude que certamente vai prejudicá-lo e não pode acontecer. Por isso, trouxemos algumas situações para que você possa deixar tudo isso de lado e consiga obter o seu sucesso.

Nunca deixe que o estudo espere

Um dos pensamentos que a crença limitante gera é sobre os estudos. Nunca deixe que o seu estudo espere. Para não deixar que nada interfira no seu sucesso, pense sempre em seus estudos como principal fonte de aprendizado para que você suba os degraus da sua carreira.

A crença limitante, aqui, pode agir no momento que você deixa para depois cursar uma graduação ou uma especialização em sua área. Coloque prazos em sua agenda para fazer o seu curso e se planeje para que isso aconteça. Quanto mais estudo você tem, mais conhecimento você adquire e, consequentemente, mais longe você pode chegar na sua carreira.

Leve seus estudos a sério

Quem tem a crença limitante, muitas vezes, pensa “deixa que depois eu estudo” ou “deixa que depois eu faço minha atividade de casa”, mas não é assim que deve se pensar!

Enquanto estiver estudando, nunca deixe as atividades e estudos para depois, faça primeiro as atividades que a sua graduação ou especialização pede e, depois, faça algo para sua diversão. Leve a sério seus estudos para que consiga extrair todo conteúdo possível e estar sempre embasado para desenvolver suas tarefas profissionais.

Essa atividade não vai fazer com que eu evolua

Quando estiver no trabalho e seu chefe te passar uma atividade “chata” de se fazer, você pode pensar que aquela atividade não vai te trazer nenhum aprendizado e que só vai tomar seu tempo. Mas não pense assim. Qualquer atividade fará com que você tenha algum aprendizado, seja para aplicar no serviço em que está ou para utilizar em uma oportunidade futura no mercado de trabalho. Não deixe que, nesse momento, a sua crença limitante faça com que você tenha uma atitude negativa perante a essa atividade.

A crença limitante pode estar presente na sua vida em pequenos momentos, mas faz a diferença quando ela é evitada. Pequenos pensamentos e pequenas mudanças de atitude farão com que você evolua melhor e saiba como se portar diante de uma situação. É claro que você não vai deixar de lado todo conhecimento que adquiriu ao longo da vida, mas pense em formas para que sua crença possa ser lapidada e melhor trabalhada em seu dia a dia acadêmico e profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui