Os adultos educam as crianças, mas elas também têm muitas lições para eles.

As crianças são seres humanos que precisam de cuidado e atenção para se desenvolverem e evoluírem para a próxima fase da vida. Mas esses pequenos têm muito a ensinar para os adultos com as suas atitudes valiosas e formas de ver o mundo. Essas atitudes e valores, ao longo da vida, vão sendo esquecidas, e quando se tornam adultos, as pessoas acabam deixando de lado a essência de ser criança e a importância daqueles pensamentos.

Dentre todas as lições que uma criança pode ensinar, algumas delas são:

Viver um dia de cada vez

Uma das principais lições que uma criança ensina ao adulto é que tudo tem sua hora e cada dia é um dia novo. Quando pequenos, sabemos que a cada novo dia teremos um novo desafio a enfrentar, mas isso não é algo preocupante na cabeça das crianças. Os pequenos costumam não se preocupar com o dia de amanhã, mas com o que estão vivendo e passando hoje, o que facilita que eles concentrem todas as suas energias no que estão fazendo. As crianças celebram cada conquista e aprendem a cada dia.

Saber perdoar sempre

Além da primeira grande lição, as crianças também podem ensinar aos adultos sobre perdoar infinitamente as pessoas por seus erros, mesmo que eles sejam repetitivos. Elas mostram aos adultos a importância de “deixar para lá” muitas coisas que as magoaram e que a amizade do outro é mais importante para a nossa vida do que o rancor e mágoa que acabamos guardando conosco.

Estar disposto a aprender

Sem se importar com quem está ensinando algo, as crianças estão sempre dispostas a aprender coisas novas. As diversas situações da vida fazem com que elas aprendam coisas novas a todo o momento. Se qualquer pessoa estiver disposta a ensinar, com certeza uma criança estará disposta a aprender.

Aproveitar os momentos de alegria

Todo momento de alegria é importante e muito valorizado pelas crianças. Os momentos mais importantes que geram alegria para elas são os mais simples: o momento de uma brincadeira com pais ou colegas, de um carinho, da comida gostosa preparada pelos avós ou pais ou de cócegas que geram muita risada.

Saber ter humildade

Nos pequenos, é difícil encontrar qualquer resquício de orgulho, arrogância ou vaidade. As crianças não geram uma briga desnecessária por ego, e cada um que está à sua volta se torna importante para a criança, então ela não precisa comparar ninguém à outra pessoa ou a si mesma.

Toda essa troca de experiências e conversas é de extrema importância tanto para os pais quanto para os filhos. Esse relacionamento estreita os laços familiares e faz com que ambos aprendam alguma coisa um com o outro.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui