Saiba como começar a construir a sua carreira profissional ainda na graduação.

O LinkedIn é uma rede social que conecta profissionais ao redor do mundo. É uma rede voltada para o âmbito profissional e conta com mais de 500 milhões de pessoas cadastradas no mundo todo e 29 milhões de profissionais somente no Brasil. Muitos profissionais se encontram nessa rede para compartilhar sua formação, experiências de trabalho e seus interesses profissionais. Ao criar um perfil no LinkedIn, você pode começar a montar a sua rede e fazer o seu networking e, futuramente, encontrar uma nova oportunidade de trabalho.

Se engana quem pensa que o LinkedIn é só para pessoas com uma vasta experiência profissional. Mesmo sem ter muita experiência, os jovens que estão na faculdade já devem começar a trabalhar com essa ferramenta a fim de criar um perfil rico de informações e iniciar seu networking para o mercado de trabalho, criando vínculos profissionais e aumentando as possibilidades de conseguir o emprego que deseja por meio de indicações.

Para ajudar você a iniciar o seu perfil nessa rede, elencamos os principais tópicos que você deve caprichar em sua conta. Confira!

Preencha o seu perfil completamente

A primeira coisa a fazer é preencher o seu perfil completamente. Coloque todas as suas informações de contato para facilitar que as pessoas falem com você. Além disso, preencha corretamente todas as informações sobre suas experiências de trabalho, assim fica mais fácil para os recrutadores encontrarem você e saberem se você tem o perfil correto para a vaga. A regra aqui é: quanto mais informações relevantes tiver, maior será a força do seu perfil.

Escolha uma foto adequada

Deixe para lá fotos de selfie ou com outras pessoas e jamais faça um recorte em uma foto para usar no LinkedIn. Escolha uma foto de boa qualidade e que passe a imagem que você quer demonstrar. É importante que quem veja seu perfil sinta uma sensação agradável pela sua foto para iniciar uma conexão ou um processo seletivo.

Tome cuidado com o campo “título”

O campo destinado ao título no LinkedIn é para você colocar, de maneira resumida e certeira, a sua profissão. Mas vá com calma. Não adianta colocar “Revisor, designer, engenheiro, publicitário e dentista com mais de 25 anos de experiência”. Escolha um título adequado para a sua profissão ou, se realizar mais de um trabalho, foque no que você se sente mais seguro. Haverá outros lugares par você informar todas as suas profissões.

Use palavras-chave

Aproveite para elencar as palavras-chave essenciais para a sua área e pense sobre como você quer ser reconhecido profissionalmente. Você trabalha com o quê? Qual é o termo mais usado para profissionais como você? Pense nessas palavras e use-as com cautela no título, descrição, resumo e onde mais for possível.

No caso do LinkedIn, essas palavras-chave são de extrema importância, porque a plataforma utiliza mecanismos de busca para que profissionais e empresas se encontrem por meio dessas palavras. Pense sempre em seu objetivo e na sua área de atuação para colocar essas palavras-chaves nos textos do seu perfil.

Preencha o campo “resumo”

Esse é um dos campos mais importantes no LinkedIn, já que é onde você deverá contar um pouco sobre você e sua trajetória acadêmica, incluindo estágios, principais projetos realizados e resultados obtidos. No caso de estudantes universitários que, geralmente, ainda não trazem muita bagagem, é possível evidenciar a formação e talentos individuais. Lembre-se de toda experiência que você teve anteriormente em empregos ou atividades extra que podem te ajudar profissionalmente. Esse campo terá que chamar a atenção de quem for contratar você.

Adicione a sua formação

Lembre-se de colocar, além da sua formação principal, todos os cursos que já fez. Além disso, insira as palestras, seminários e workshops. Não se esqueça de utilizar bem o campo “recomendações”, onde você elenca suas características e outras pessoas avaliam você com base nessas características.

Então, aproveite seu momento de estudo para pedir recomendações aos colegas de grupos e aos professores. Se você já está em um estágio, por que não conversar com seus colegas de trabalho e seu supervisor para ganhar uma recomendação? Mas não vale só pedir, você deve fazer recomendações a outras pessoas e gerar uma reciprocidade.

Com esses simples passos, você já pode começar a montar a sua rede no LinkedIn mesmo sem ter tanta experiência profissional. Essa é uma forma de começar a enriquecer o seu perfil com as atividades acadêmicas e com os estágios.

Agora que você já sabe como essa rede pode ajudá-lo profissionalmente, deixe o seu comentário sobre o que você achou desse conteúdo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui