Não é necessário ser atleta para seguir carreira na área de esportes. Descubra o que você pode fazer!

Pessoas que gostam de esportes são seres ativos e que se preocupam com a saúde mental e física e procuram sempre alternativas mais saudáveis para as tarefas do dia a dia. Também são pessoas que se preocupam com a saúde da população de um modo geral e buscam sempre encontrar maneiras de integrar a sociedade ao esporte.

Quando se pensa em trabalhar com esportes, é comum que as primeiras opções em nossa mente sejam os atletas. Mas isso logo se torna apenas uma opção, pois há vários profissionais que não precisam, necessariamente, ser atletas para atuar nesta área. Então, se você pretende ingressar na área esportiva e deseja saber mais sobre as opções do mercado de trabalho, continue a leitura!

Educador físico

Essa seja talvez a profissão mais lembrada e procurada por quem deseja atuar neste mercado. O educador físico tem o papel de orientar, organizar, planejar e executar atividades físicas para grupos, seja de crianças ou adultos, e atividades personalizadas, atuando como um personal trainer. Para este profissional, há vagas de trabalho em escolas, academias, empresas e clubes, além da opção de ter um consultório particular.

Fisioterapeuta esportivo

O profissional formado em fisioterapia pode atuar na área esportiva exercendo funções relacionadas à saúde do atleta e no tratamento de lesões e cirurgias. Esse profissional atua, basicamente, combinando atividades e modalidades terapêuticas para trazer a boa forma ao atleta, garantindo a recuperação completa do nível de competição. Vale ressaltar que essas atividades também são desenvolvidas para garantir a prevenção da saúde do atleta.

Nutricionista esportivo

O nutricionista esportivo tem um papel muito importante para a carreira de competidores profissionais, pois é ele quem vai organizar a rotina alimentar do atleta e desenvolverá um plano de nutrição completo que o ajudará a se preparar melhor para as competições. Esse profissional não atende somente atletas profissionais, mas também pessoas que praticam atividades físicas com frequência e que desejam ter uma alimentação balanceada.

Psicólogo do esporte

O psicólogo é extremamente necessário para o ramo do esporte. É ele quem ajudará o atleta a preservar sua saúde mental, além de orientá-lo para obter os melhores resultados através da concentração e foco. O psicólogo esportivo ajudará também as crianças a conviverem com a distância dos pais, de casa e dos amigos, e, no caso dos atletas adultos, o psicólogo vai ajudar esses atletas a não se deslumbrarem com os benefícios obtidos pelo esporte.

Direito desportivo

Este profissional formado em Direito pode atuar nas comissões de ética desportivas ou nas administrações dos clubes profissionais prestando assessoria jurídica e até mesmo em confederações esportivas, estruturando regulamentos e regras. Também é possível elaborar contratos com atletas, clubes e empresas do ramo.

Comunicação

Os profissionais formados em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Rádio e TV e Relações Públicas podem atuar em diversas profissões na área do esporte. Os jornalistas podem trabalhar em jornais esportivos, cobrir eventos e se especializar em reportagem e comentários. Já os publicitários e os profissionais de marketing podem atuar em agências de publicidade voltadas para o esporte, na coordenação de eventos esportivos, na elaboração de campanhas publicitárias com foco no esporte ou como social media de clubes de futebol.

Os profissionais formados em Rádio e TV podem ser locutores e produtores de conteúdos em forma de vídeo ou áudio para programas de TV, internet e rádio. Já quem fez Relações Públicas pode atuar com assessoria de imprensa esportiva em veículos de mídia ou em empresas esportivas particulares.

Estatística

Os profissionais formados em Matemática e Estatística desempenham uma função muito interessante no esporte. São eles quem coletam e analisam dados visando a melhora do rendimento dos atletas e também ficam de olho nos dados dos concorrentes. Esses profissionais também podem definir contratações de atletas partindo de análises de perfil, verificando os altos e baixos dos competidores.

Engenheiro têxtil esportivo

Esse profissional poderá exercer suas habilidades no planejamento e estruturação de linhas de roupas e acessórios esportivos usando sua expertise para que os equipamentos ajudem no rendimento do atleta e em sua condição física.

Há muitas outras profissões que podem exercer funções dentro do mercado esportivo. Basta olhar para a sua graduação e verificar em qual delas se encaixa melhor.

Curtiu esse conteúdo? Divulgue em suas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui