Novas formas de entender as necessidades dos consumidores são baseadas em ferramentas de inteligência artificial.

O mercado de cosméticos está em constante crescimento. Em 2018, por exemplo, a previsão para 2019 era de crescimento e movimentação. Essas previsões foram baseadas no primeiro trimestre de 2018, que apresentou uma crescente de 117% no mercado de cosméticos quando comparado a 2017.

Com um mundo globalizado e tecnológico, as empresas precisam se reinventar para estarem à frente de suas concorrentes. Uma grande forma de fazer isso é criando a venda de produtos personalizados para que os consumidores se sintam importantes, especiais e únicos com a compra daquele produto.

Em todos os nichos de mercado, a forma personalizada de venda de produtos e serviços vem acontecendo e para o mundo da estética não poderia ser diferente, como é o caso da empresa Proven.

A Proven é uma startup de beleza que começou a revolucionar em seus produtos utilizando a inteligência artificial a fim de determinar qual a melhor rotina dos cuidados com a pele de cada um de seus clientes. Amy Yuan, uma das cofundadoras da Proven, usou de sua experiência sobre física computacional e criou um “motor de inteligência artificial” que faz uma examinação a fundo sobre os produtos para a pele.

De acordo com o site Fashion Bubbles, sobre a tecnologia criada por Amy, “a máquina analisou 8 milhões de reviews, 20.000 ingredientes e 100.000 produtos usando algoritmos de detecção de fraudes para descartar as avaliações falsas. Examinando uma enorme quantidade de dados, a inteligência artificial pode determinar tendências e padrões gerais em quais produtos são adequados para tipos de pele específicos”.

A empresa sugere para os seus clientes uma rotina completa para o cuidado de cada pele por meio de um questionário criado por eles. Assim, todos os produtos podem ser personalizados de acordo com a pele de cada cliente.

Além da Proven, outra marca de cosmético segue os mesmos padrões para desenvolver seus produtos, a Curology, uma high-tech para cuidados de pele personalizados. Esse é mais um exemplo de empresa que combina a inteligência artificial com a humana e emprega médicos para criar suas medicações especiais para a pele de seus clientes.

O fundador e dermatologista David Lortscher explica que eles são “uma empresa de tecnologia e, em última análise, o que fazemos é ajudar a conectar pessoas com profissionais de saúde licenciados, seja uma enfermeira ou uma dermatologista”.

Os produtos da Curology, assim como os da Proven, são desenvolvidos a partir da resposta de um questionário e os consumidores são direcionados para um médico que projetará a fórmula personalizada para cada pele. O acompanhamento é feito, do começo ao fim, por meio de um bate papo on-line.

A inteligência artificial é uma grande aliada ao ser humano para criar a solução perfeita para o cuidado da pele, mas David Lortscher, acredita que “as máquinas sozinhas não podem criar a solução perfeita para as necessidades de cuidados com a pele de um indivíduo, mas elas podem otimizar o processo e se tornam a ferramenta ideal quando combinadas com o julgamento de um especialista”.

As duas empresas são um grande exemplo de que o ser humano pode aliar a inteligência artificial às necessidades do dia a dia para criar melhorias para a vida, além de novas formas de venda e consumo de mercado.

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