Programa de Bolsas Ibero-Americanas concede bolsas de intercâmbio acadêmico na América do Sul, América Central e Europa.

Ter a oportunidade de estudar fora do país é uma realidade que muitos estudantes acreditam estar longe. Mas, na verdade, essa chance está mais perto do que você imagina. É o caso da estudante do curso de Psicologia do Unianchieta, Lucília Ribeiro, de 22 anos, que, assim como outros quatro alunos, conseguiu uma bolsa de estudos e foi parar na Universidade do Porto, em Portugal, no ano passado.

Todo esse processo foi possível por conta da parceria entre o Centro Universitário Padre Anchieta e Banco Santander, que por meio do Programa de Bolsas Ibero-Americanas concede bolsas de intercâmbio acadêmico com praticamente tudo pago.

No início, Lucília optou por universidades no Chile e na Argentina, mas após uma conversa com a coordenadora do curso, a aluna escolheu Portugal. “A coordenadora do meu curso disse que sabia que em Porto eu seria bem amparada pela faculdade, já que eles estão superpreparados para receber [alunos] estrangeiros”, comenta Lucília.

Todo o processo inicial é feito pela internet. A aluna precisou se cadastrar pelo site da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e aguardar o trâmite das documentações entre a Universidade e o Unianchieta.

Em seguida, foi hora de encontrar um lugar para morar, e ela conta que “alguns brasileiros em grupos de Facebook recomendaram a ID Student House. Além de ser um local próximo de mercados, metrô e trem, o dono já tinha o hábito de conviver com brasileiros”. Com uma sorte grande, Lucília conseguiu uma vaga na residência e foi morar com mais 17 brasileiros:

Foto: Arquivo pessoal.

 

Já na universidade, a recepção é bem calorosa. Um estudante português apadrinha um estudante estrangeiro e se faz presente para auxiliar o novo aluno em tudo o que ele precisar durante o período na faculdade. Lucília conta que “quando cheguei, já tinha uma estudante portuguesa disposta a me ajudar em tudo o que eu precisasse. Ela virou uma amigona minha. Ela era do meu curso, então sempre que eu chegava na faculdade ela estava me esperando”.

Com relação à faculdade, a estudante disse que percebeu que a faculdade é bem teórica. O número muito grande de alunos e os prédios específicos por curso foi o que mais chamou a atenção da aluna. Ela ainda disse que “o que aprendi muito lá é que a pesquisa pode ser valorizada, porque eu não tinha essa referência aqui no Brasil. Lá, eles são muito engajados em pesquisa. Eles vivem para a vida universitária”.

Foto: Arquivo pessoal.

 

Além de estudar, Lucília ainda arrumou um tempinho para fazer trabalho voluntário. Ela desenvolveu um trabalho com idosos, no centro social do bairro em que morou em Portugal, junto com voluntários de diversas partes do mundo.

Durante o período de férias, a aluna aproveitou para conhecer os países vizinhos, indo à Inglaterra, Espanha, Itália, Marrocos, Escócia, Reino Unido, África do Norte e chegou até o Deserto do Saara.

Após toda essa experiência, a vontade de Lucília é voltar para Porto para desenvolver seu projeto de mestrado. Eu brinco que eu dei a volta ao mundo. Foi uma das melhores experiências da minha vida. Eu recomendo que as pessoas façam e que não tenham medo, porque além de ir para um país, você vai conhecer pessoas que estão na mesma situação que você e a troca cultural é muito grande”, comenta.

Para saber mais sobre o programa, acesse o site do Santander. Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui