A verdade é que você não precisa de miniférias nem de retiro de meditação de 7 dias para se sentir melhor.

Sabemos que o estresse pode ser a porta de entrada para diversos problemas de saúde, como depressão, doenças cardíacas, obesidade, problema de sono etc. E, sempre, damos a desculpa de que vivemos num mundo agitado, com a correria do dia a dia e que não temos tempo para aliviar o estresse de maneira saudável e acabamos recorrendo ao álcool, a comidas nada saudáveis e à televisão, gerando um comportamento viciante que em nada nos ajuda.

Mas o que fazer afinal? A resposta é que você não precisa ir muito longe para resolver esses problemas. Por exemplo:

  • Foque em uma única tarefa por vez

Sabe aquela listinha dos afazeres do dia? O segredo sobre ela é que ela não tem fim, sempre haverá novas tarefas a cumprir. Então, concentre-se apenas em uma e cumpra-a sem se preocupar com o que vem depois, com as próximas demandas, nem pare na metade para ficar resolvendo outras tarefas paralelas.

  • Livre-se do controle

Você pode estar estressado por medo de perder o controle de um mundo que você não controla. Você tem medo do fracasso, teme que as pessoas não gostem de você ou que você não seja bom o suficiente, por exemplo. Por isso, você cria uma imagem de sucesso, de ideal, de perfeição, de controle. Comece a lidar com o caos e com as incertezas.

  • Faça pequenas atividades de atenção plena

Você pode prestar atenção no seu corpo, em como ele responde, em rápidos 10 segundos. Pare, observe sua respiração. Veja como o seu corpo se comporta durante uma breve caminhada, sinta os seus pés, a movimentação dos braços. Observe seus pensamentos, ideias e seus medos brevemente. Você pode praticar a atenção plena durante todo o dia em pequenos intervalos.

  • Respire fundo

Não é clichê. Diversos estudos apontam que a respiração controlada traz diversos benefícios à saúde, sendo um deles a redução do cortisol, hormônio do estresse. Inspire pelo nariz contando até 5 e expire pela boca.

  • Solte a musculatura

No momento de estresse, tensionamos a mente e o corpo. O ato de relaxar a musculatura nos traz um grande alívio e é um grande agente na diminuição do estresse. Sente em uma cadeira, solte os ombros, desencoste a língua do céu da boca, solte os braços e deixe o corpo mole.

E, se você ainda tem um tempinho a mais, comece a reduzir a quantidade de tarefas que não cabem a você, diga não às pessoas quando necessário, medite durante 5 minutos, faça uma breve caminhada. Tudo isso vai ajudar você a diminuir o estresse mesmo quando parecer impossível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui