Saiba mais sobre atividades extras que você pode fazer durante a graduação.

A graduação vai além de estudar as matérias do curso, fazer provas e trabalhos, frequentar as aulas e aprender conteúdos relacionados à sua área de atuação.

Os universitários podem realizar outras diversas atividades enquanto estão na graduação, como participar de programas e cursos extras. As universidades oferecem diversas atividades extracurriculares, e o aluno pode optar por aquelas que mais o atrai e fazem sentido para sua vida pessoal e profissional.

Confira algumas opções de atividades extracurriculares que podem ser feitas durante a graduação e que agregam valor e conhecimento ao seu currículo.

Monitoria

Essa atividade tem o objetivo de despertar o interesse dos estudantes pela carreira de professor a partir da experiência de iniciação à docência. Ela também contribui para a redução dos problemas de dependência, evasão e falta de motivação dos alunos. Assim, a monitoria possibilita a troca de conhecimento entre os alunos.

A monitoria é regulamentada pela atual legislação, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a Lei 9.394/1996, a qual permite que os participantes exerçam funções de monitoria por meio de tarefas de ensino e pesquisa, sempre considerando seu rendimento e preparo.

As tarefas e deveres básicos de um monitor incluem:

  • sanar as dúvidas de outros estudantes por meio de explicação do conteúdo, auxílio na resolução de lista de exercícios e estudos em grupo;
  • cumprir os horários estabelecidos no início do período;
  • auxiliar o professor na orientação dos alunos nas aulas teóricas e práticas;
  • ajudar o docente nas diversas funções de organização e desenvolvimento da disciplina;
  • ministrar aulas de revisão sob supervisão do professor orientador;
  • colaborar com o estabelecimento de um bom relacionamento entre docentes e discentes visando favorecer o desenvolvimento da aprendizagem;
  • entregar relatórios de suas atividades ao orientador nas datas estabelecidas.

Cursos de Extensão

Os cursos de extensão são oferecidos como uma oportunidade de formação de curta duração, para complementar a graduação com conteúdos relacionados ao curso, não sendo obrigatórios. Na maioria das vezes, esses cursos são de baixo custo (ou até de graça) e valem como atividade complementar.

O curso de extensão universitária pode ser realizado por qualquer pessoa, independentemente de possuir ou não vínculo com a faculdade que o oferta. Além disso, não é exigido diploma de nível superior ou qualquer outra certificação para fazê-lo. Além disso, esses cursos podem incluir atividades práticas, acadêmicas, culturais e outras.

Algumas pessoas confundem o curso de extensão com o curso livre. A principal diferença entre as duas modalidades está na proposta de cada uma. Enquanto os cursos livres têm uma visão mais direcionada ao mercado de trabalho, os cursos de extensão são focados no meio acadêmico.

Iniciação Científica

Trata-se de um programa voltado a alunos de graduação que permite que esses estudantes desenvolvam ou participem de um projeto de pesquisa em qualquer área do conhecimento, sempre com a orientação de um pesquisador/professor experiente vinculado à universidade.

O estudante pode fazer sua pesquisa com ou sem o auxílio de bolsas de fomento, como aquelas oferecidas pela FAPESP, Finep, CNPq ou CAPES, além das bolsas de incentivo privado. A IC é uma ótima opção para quem quer seguir carreira acadêmica.

Visitas Técnicas

As visitas técnicas ajudam os estudantes na ampliação de conhecimentos e experiências sobre diversas áreas profissionais. São nessas visitas que os alunos conhecem de perto a realidade de empresas, indústrias e mercado de atuação.

Intercâmbio acadêmico

Uma vertente de intercâmbio muito enriquecedora é a de intercâmbio acadêmico. O Unianchieta, por exemplo, mantém convênio com o banco Santander, o qual oferece bolsas de estudos a alunos da graduação com duração de um semestre. O estudante viaja com praticamente tudo pago. Além de ser uma forma de conhecer novas culturas, o intercâmbio acadêmico também é uma grande vantagem para quem tem interesse em ser admitido em uma universidade lá fora.

Para quem achava que a faculdade era só o conteúdo aprendido dentro das salas de aula, essa foi uma lista com as atividades extracurriculares mais gerais que quase todas as universidades oferecem. Além de aprender os conteúdos teóricos, o aluno de graduação tem a oportunidade de aproveitar ao máximo a experiência de universitário explorando essas atividades. Assim, as experiências profissionais e pessoais crescem em conjunto e o estudante se desenvolve com mais conteúdo na bagagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui