Saiba como se preparar para o mercado de trabalho.

Se você está em busca de um novo emprego, você precisa saber como se comportar bem em uma entrevista para se destacar em meio aos demais profissionais e garantir a vaga.

A primeira impressão que você passa na entrevista é muito importante. Marisa Rocha, coordenadora do Núcleo de Empregabilidade do Unianchieta (NEMP), comenta que “a avaliação do candidato começa no primeiro contato com da empresa,  passa pelo envio do currículo ao canal certo, pela ligação telefônica, por exemplo, e depois continua na pontualidade de chegar no horário marcado para entrevista”.

Participar de uma entrevista de emprego exige preparação do candidato.  Por isso, vamos falar sobre o que você deve evitar quando for a uma entrevista de emprego. Acompanhe!

  • Não seja rude com a recepcionista

A pessoa que está na empresa recepcionando você é seu primeiro contato com alguém de lá. Dê atenção a ela, pois, enquanto você espera o entrevistador, aí já começa a avaliação do seu comportamento.

  • Não seja simpático demais, nem “paquere” o entrevistador

Por mais simpático e descontraído que você seja, tome cuidado para não ser mal compreendido. Além disso, não flerte com o entrevistador. Lembre-se de que, independentemente do emprego, você deve ter e manter a ética profissional. Segundo a coordenadora do NEMP, Marisa Rocha, “você pode ser uma pessoa muito legal, mas não é na entrevista de emprego o momento ideal para mostrar isso”.

  • Cuidado com a inquietação

Tente ficar na mesma posição na cadeira e evite se mexer muito enquanto está sendo entrevistado. Evite qualquer movimento que mostre inquietação, nervosismo e ansiedade. Relaxe durante a entrevista e chegue pelo menos 15 minutos antes para se acostumar com o local e se manter tranquilo.

  • Não se atrase

O atraso é uma falta de respeito com quem você marcou o compromisso. “Chegar atrasado a uma entrevista de emprego mostra que você é desorganizado e que não deu a devida importância ao compromisso. Se você enfrentou problemas para chegar ao local e o atraso não aconteceu por desleixo, ligue para a empresa e explique”, diz Marisa.

  • Fique atento quanto à roupa que está vestindo

Evite roupas curtas, coladas e informais. Por mais que a entrevista ocorra em um ambiente descontraído, vista-se formalmente. As mulheres devem evitar os acessórios extravagantes e os homens não devem usar bonés. Sobre esse ponto, Marisa Rocha comenta: “a roupa é responsável pela primeira impressão que causamos nas pessoas, tanto positiva quanto negativa”.

  • Não minta

Em uma entrevista de emprego, é importante que você sempre seja verdadeiro. “Mentir dados relacionados a habilidades e experiências pode ser muito perigoso para a imagem do candidato. É extremamente importante que o candidato seja verdadeiro nas respostas e se demonstre disposto a adquirir determinada competência ou habilidade que pode contribuir para o alcance dos resultados”, explica a coordenadora do NEMP.

  • Evite o uso gírias

O uso de gírias é comum entre os jovens. No entanto, é importante ficar atento ao modo de falar em uma entrevista, pois isso pode desclassificar o candidato. Além disso, erros de pronúncia e informalidade em excesso na hora da fala podem demonstrar forte despreparo e certa imaturidade do candidato.

Marisa Rocha ressalta que é de extrema importância saber as características e as informações da empresa e conhecer o cargo pretendido antes de ir para a entrevista. “Isso demonstra o grau de interesse na vaga, bem como o comprometimento do candidato”, afirma.

Esteja preparado para sua próxima entrevista e fique sempre de olho nas dicas e oficinas oferecidas pelo NEMP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui