O hábito da leitura é importante em todas as fases da vida. A leitura promove o desenvolvimento humano, se considerados os aspectos pessoal, intelectual e profissional. A leitura também aprimora habilidades de comunicação e competências que são importantes para o crescimento e manutenção de relações interpessoais.

Quando praticada todo dia, a leitura se torna entretenimento. Se a criança cultivar esse hábito, poderá, além de se distrair, aprender com o que está lendo, além de enriquecer o vocabulário, descobrindo novas palavras, melhorando a gramática e aprendendo a norma padrão da língua de uma forma natural, o que ajuda a construir uma linha lógica de pensamento.

Nesse contexto, surge a questão: como introduzir o hábito de leitura na rotina das crianças? É importante, nesse momento, que os pais pensem em livros pelos quais as crianças se interessem, em histórias com as quais elas se identifiquem e que lhes causem a vontade de estar sempre com o livro em mãos. Alguns títulos infantis interessantes são:

  1. O Pequeno Príncipe (de Antoine de Saint-Exupéry): o livro possui bastantes ilustrações, o que ajuda a promover a imaginação e a própria compreensão da história, dependendo da faixa etária da criança. Além disso, é um livro fácil de ser lido e apresenta uma temática e valores muito importantes, como a amizade e lealdade.
  2. Vinte Mil Léguas Submarinas (de Jules Verne): essa é uma ficção científica que conta a história de homens que se lançam ao mar em busca de um monstro marinho, responsável pelo náufrago de diversas embarcações. O leitor é introduzido à fauna e flora marítima, fazendo com que ele participe da aventura.
  3. O mágico de OZ (de L. Frank Baum): neste livro, são apresentadas diversas reflexões acerca da vida e do cotidiano das personagens, como a passagem: “não há lugar melhor que a nossa casa”. Para a criança aprender, nada melhor do que refletir e interligar o romance com a vida real.
  4. Meu Pé de Laranja Lima (de José M. de Vasconcellos): com uma linguagem simples, de fácil leitura e com poucas páginas, a obra retrata a infância e as vivências da criança. Esse livro é uma reflexão sobre o caráter transformador do afeto e sua importância para o bom desenvolvimento da criança.
  5. Alice no País das Maravilhas (de Lewis Caroll): essa obra apresenta a imaginação da menina Alice e seu mundo que se chocam com a realidade da criança. O que é vivido por Alice são reflexos de questões que nos acompanham desde a infância.

 

Agora que você já conhece alguns motivos para incentivar a leitura do seu filho e já conhece algumas obras, é só escolher uma e começar!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui