A interpretação de texto é uma competência importante a ser desenvolvida desde o Ensino Fundamental para despertar na criança o interesse pela leitura e para que futuramente ela compreenda conteúdos subentendidos e metáforas em textos mais complexos.

Interpretar texto é essencial, pois, na vida, tudo o que está ao nosso redor transmite uma mensagem a ser entendida. Além disso, a interpretação ajuda a aperfeiçoar os conhecimentos sobre a língua portuguesa, afinal, quando se sabe interpretar um texto, aprende-se a argumentar sobre ele e a construir considerações positivas ou negativas sobre o tema. Também se deve considerar que interpretar textos faz com que o vocabulário seja enriquecido e que as regras de ortografia sejam compreendidas com mais facilidade.

Embora esse processo seja de grande importância para a criança, muitas vezes ela se interessa mais por outras atividades, como jogar videogame ou brincar com outras crianças, por exemplo.

Para que a interpretação de texto se torne mais fácil e interessante, separamos três dicas que ajudam esse processo:

  • Expandir o vocabulário de forma divertida: uma das grandes dificuldades que a criança encontra no processo de aprendizagem da interpretação é o desconhecimento do vocabulário. Em um livro, há muitas palavras para se conhecer. Neste momento, os pais podem incentivar os filhos com novas palavras, mostrando-lhes diariamente que existe um grande universo delas e que aprender é muito importante. Esse estímulo vai ao encontro com o que os professores falam em sala de aula e completa o que lá eles ensinam.
  • Falar sobre a estrutura do texto: para que as crianças possam compreender o desenrolar de um conto de fadas, é necessário prestar atenção em alguns pontos principais do texto lido. Por isso, ao ler um livro com o seu filho, faça comentários simples sobre a estrutura daquele texto. O objetivo não é parar esse momento de lazer para ser um professor, mas aproveitá-lo para fazer explicações gerais, tais como: “surgiu um problema ao longo da história e como ele foi resolvido?”. Com perguntas simples é mais fácil fazer com que a criança se sinta atraída pela leitura e saiba como interpretar um texto.
  • Usar as avaliações como índices de dificuldade: quando receber o retorno de uma avaliação de seu filho, não avalie apenas o que está certo e o que está errado. Vá além e avalie com carinho onde e o que ele errou para poder trabalhar isso com ele no momento que estiver fazendo uma leitura. Dependendo da idade da criança, você pode fazer com que ela leia o livro e depois conte a história para você com o objetivo de estimulá-la com perguntas sobre o que leu e reforçar o aprendizado de interpretação de textos.

É fundamental que o processo de aprendizado de interpretação de textos seja introduzido na rotina da criança desde pequena, pois, nessa idade, são mais fáceis o aprendizado e o entendimento de novas linguagens, contextos e palavras. Faça do tempo livre de seu filho um momento de descontração e aprendizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui