Universo digital também é para os mais experientes.

Digital influencers são pessoas de influência no meio digital que usam de alguma habilidade, estilo de vida, opinião ou hábitos para persuadirem um determinado grupo de pessoas nas redes sociais e plataformas on-line, como YouTube, Facebook ou Instagram.

De modo geral, as pessoas que seguem um influenciador digital são inspiradas pelos hábitos desta pessoa e se identificam com o modo de pensar e agir dela. Engana-se quem pensa que os digital influencers são só jovens. Hoje, idosos estão se tornando famosos por terem escolhido plataformas digitais para ocupar suas horas vagas e para fazer dinheiro. Os digital influencers mais velhos tratam de assuntos comuns, como moda, decoração, alimentação, entre outros, direcionando seus conteúdos tanto para o público sênior quanto para os mais jovens. Aqui vale a regra da identificação com o assunto.

Uma curiosidade: o crescimento do número de influencers em faixas etárias mais altas não está relacionado apenas ao desenvolvimento da tecnologia, mas também ao aumento dessa parcela da população. Dados do IBGE mostram que, na década de 1980, os brasileiros com mais de 65 anos representavam 4% da população; em 2010, o número subiu para 7,4% e a projeção para 2060 é que eles se tornem um quarto da população, isto é, 25,5%.

Esse mercado de atuação teve início a partir do trabalho da consultoria de marketing Hype60+ que trabalha com foco no público com mais de 60 anos. Neste ano, a Hype60+ criou o Silver Maker, um hub de estratégia que faz a ponte entre marcas e influenciadores digitais. Em uma entrevista ao jornal Estadão, Layla Vallias, cofundadora da Hype60+, comenta que “a gente entende que os influenciadores maduros são estratégicos para as marcas. É uma conversa muito mais autêntica e verdadeira do que colocar uma atriz mais jovem falando com o público sênior”.

Rosangela Marcondes, de 63 anos é um exemplo de microinfluenciadora digital madura. Em 2013, Rosangela criou o blog Domingo Açucarado. Além do blog, de 2013 para cá, ela montou uma fanpage, que atingiu 150 mil seguidores, e uma conta no Instagram, a It Avó, com quase 1.500 seguidores. Rosangela fala sobre moda, decoração, família e cotidiano. Essa influencer comentou, em entrevista ao Estadão: “Em 2015 eu comecei a fazer cursos de reinvenção na USP e pensei: “nossa, essas avós que o mercado anuncia não somos nós”. Precisamos contar que essa “It Avó” é uma nova velha. É importante que o mercado te entenda como velho, para você ter o seu lugar, mesmo que a sua alma seja jovem”.

É importante sempre nos reinventarmos para vivermos na atualidade. O que você tem feito para se reinventar?

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