O trote solidário promove a cidadania. Participe dele você também!

O trote universitário é muito comum nas faculdades e é realizado pelos estudantes para receber os calouros. Para tornar o trote um momento especial, os alunos do curso de Engenharia de Produção do Unianchieta criaram o trote solidário, o qual conta com a participação da comunidade.

Esse projeto visa arrecadar chocolates, doces, leite e outros alimentos que serão doados a instituições da cidade que atendem crianças carentes. Essa ação faz com que haja a interação entre os estudantes e a população e incentiva os alunos a trabalharem em equipe. Os alunos se organizam em grupos e cada grupo trabalha com uma tarefa, que vai desde a arrecadação até a separação e entrega dos alimentos.

Em três anos de projeto, 500 crianças já foram atendidas com as doações recebidas. No total, foram arrecadados 245 ovos de páscoa, 282 caixas de bombons, 736 caixas de chocolate, 157 barras de chocolate e mais de 400 litros de leite.

As instituições que já foram ajudadas são:

  • Lar Cristão de Assistência a Menores;
  • Lar do Caminho;
  • Lar do Caminho I;
  • Lar do Caminho II;
  • Lar Itatibense de Crianças;
  • Casa de Nazaré;
  • Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida;
  • Sítio Agar;
  • ACAI Associação Combate a AIDS Infantil;
  • UBS – Jardim Novo Horizonte;
  • Lar Anália Franco;
  • Apoio a 12 famílias carentes.

Os alunos da graduação reconhecem a importância desse projeto e os comentários são muito positivos. Segundo um dos estudantes, “acredito que este trabalho foi sensacional, pois pudemos vivenciar cada etapa do projeto. Ambas as classes estavam empenhadas em fazer o melhor para que o projeto desse certo. Foi vista a perfeita integração das duas turmas. E a recompensa de todo esforço foi ver o sorriso estampado no rosto de cada criança. A sensação de poder ajudar mesmo com tão pouco e ver a alegria delas não tem preço”.

Nota-se também o engajamento dos alunos ao promover a solidariedade: “Participei do projeto como membro da diretoria e, ao contrário do que inicialmente imaginei, não precisamos exercer a função de “puxar”, coordenar, ou mesmo cobrar as demais equipes. Isso porque o trabalho gerou tanta motivação e interesse que lideranças surgiram de onde menos esperávamos”. Ainda conforme o estudante, as pessoas que costumam interagir pouco se uniram em torno de um objetivo maior. A execução do projeto, do início ao fim, exigiu empenho, profissionalismo, dedicação e, sobretudo, espírito logístico, para que tudo acontecesse no tempo certo, do jeito certo e de acordo com todas as regras e restrições. A maior recompensa dos acadêmicos é o sorriso das crianças ao receberem seus kits de chocolate, o que faz a páscoa delas, quase sempre pouco colorida, mais doce e feliz. De acordo com o aluno, “no final de tudo, a sensação mais legal foi a de sair das instituições sabendo que os grandes presenteados fomos nós. Foi show, foi 10. Todos estão de parabéns!”.

Participe você também desse trote solidário e ajude a comunidade. Neste ano, a arrecadação acontecerá de 8 a 15 de abril de 2019. As doações podem ser feitas diretamente ao grupo de estudantes.

foto-trote-solidario-2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui