Você tem praticado a empatia com seus colegas de equipe?

Empatia se tornou a palavra do momento, mas você sabe o que significa? Empatia é a habilidade de entender e de se relacionar com os pensamentos, experiências e emoções de outra pessoa. Há ainda outras definições, pertencentes ao campo psicológico, que a caracterizam como a qualidade de sentir e entender a situação que a outra pessoa atravessa no presente momento e deixar que ela saiba disso.

Praticar a empatia deve ser algo do nosso dia a dia. Ela deve ser utilizada em todos os ambientes e com todas as pessoas ao nosso redor, inclusive no ambiente de trabalho. Muitas empresas acabam criando um ambiente de competição que às vezes não se torna saudável para a equipe e, com isso, as pessoas acabam se distanciando uma das outras, nem percebendo as necessidades do próximo.

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Para motivar a prática da empatia, vamos dar dicas de como desenvolvê-la. Abaixo, apresentamos um infográfico com ideias simples para iniciar o processo:

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Como parte do processo de autodesenvolvimento da empatia, é importante entender os benefícios que ela proporciona ao ambiente de trabalho e às pessoas envolvidas. Separamos alguns benefícios da prática da empatia:

  1. Empatia gera melhor entendimento
    Entendimento e compreensão são benefícios que podem ser obtidos com a empatia no ambiente de trabalho. São diversos os setores de uma companhia – como liderança, vendas, departamento de recursos humanos, limpeza, marketing e comunicação – que podem ser unificados quando há essa troca que a empatia possibilita nas relações de trabalho.
  2. Melhora a produtividade
    Pessoas diferentes, em situações diferentes, mas sob o entendimento da empatia, tendem a operar em forma mais unificada e focada para o mesmo objetivo. Sendo assim, é possível afirmar que pequenas atitudes empáticas criam um incentivo à produtividade.
  3. Aumenta a satisfação do cliente
    Essa aplicação costuma ser natural. Se a empatia faz parte do ambiente de trabalho em seus mais diversos níveis, existe uma transmissão natural desse clima também ao consumidor final. Também é possível pensar que, se o escritório já está nessa sintonia diária, qualquer que seja a interação com o cliente também refletirá esse mesmo sentimento – e isso será recebido de forma positiva pelo consumidor.
  4. Redução do stress
    Existem ambientes tensos, cheios de discussão, intolerância, falta de entendimento e compreensão. É possível imaginar alguém que goste de atuar diariamente nesse tipo de local de trabalho? A consequência de uma aplicação constante e eficiente da empatia no trabalho traz, certamente, uma leveza maior e menos stress para a rotina da empresa.

Diga aqui nos comentários quais são suas dicas de empatia no trabalho e como isso facilitou o entendimento entre as pessoas e a união entre as equipes.

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