Produzir, organizar e articular os saberes, transformar conhecimento em riquezas e, acima de tudo, modificar a realidade social são apenas alguns dos papéis fundamentais das universidades. Na era tecnológica, a pesquisa e a conexão entre universitários e empresas são fundamentais para que as universidades possam promover o desenvolvimento social e econômico do país.

Contudo, a dificuldade que existe em conectar os estudantes universitários às empresas é um tema muito discutido e esteve em pauta na SciBiz Conferece, realizada entre os dias 25 e 28 de fevereiro, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. De acordo com Júlio Meneghini, professor da Escola Politécnica da USP, o empreendedorismo estudantil, isto é, a união entre estudantes e empresas, é uma das formas de o “[…] Brasil despontar como polo tecnológico no mundo”.

Quanto às pesquisas científicas, o relatório Research in Brazil, elaborado pela Clarivate Analytics para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), aponta que o Brasil ocupa a 13ª posição entre os países que mais publicaram pesquisas científicas entre 2011 e 2016. Pouco mais de 250 mil pesquisas foram realizadas naquele período, número bem inferior ao de pesquisas realizadas nos Estados Unidos, China, Reino Unido, Alemanha e Japão, os cinco primeiros da lista.

Considerando a formação de uma sociedade voltada para o bem de todos, o Centro Universitário Padre Anchieta promove ações que visam o equilíbrio entre os estudantes, a comunidade e as empresas da região. Esse é o caso das Bolsas de Incentivo Privado que integram o Programa Institucional de Pesquisa e Iniciação Científica da instituição. As empresas parceiras que buscam alunos-pesquisadores encontram nos estudantes do UniAnchieta potenciais pesquisadores, capazes de colaborar e desenvolver pesquisas em diversas áreas.

Além disso, o UniAnchieta também promove o vínculo entre estudantes e empresas por meio do Núcleo de Empregabilidade e Relações Empresariais (NEMP), que visa a articulação entre universidade e sociedade. Em parceria com as empresas da região, o NEMP oferece vagas de estágio, temporárias e efetivas aos alunos, ex-alunos e familiares que buscam uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho, além de promover atividades de cunho extensionista, como palestras e oficinas oferecidas gratuitamente à população. Assim, o UniAnchieta segue promovendo formação superior de qualidade, pautada na tríade ensino-pesquisa-extensão.

botao-quero-fazer-minha-inscricao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui