Se você é do tipo que posta tudo nas redes sociais ou é inativo nelas, este post é para você.

Se você prestou atenção no subtítulo deste post, deve estar se perguntando: então devo fazer o quê? A resposta é simples: equilíbrio.

De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo site CareerBuilder, nenhum desses extremos é ideal (postar tudo e não postar nada) se você está procurando emprego, ou quer conquistar uma promoção profissional.

Segundo o levantamento, 70% dos entrevistadores investigam as redes sociais dos candidatos antes de contratá-los, 30% das empresas têm um funcionário responsável exclusivamente por essa checagem virtual e 50% já deixaram de contratar pessoas devido ao conteúdo postado em seus perfis. Metade também acompanha as postagens atuais de seus empregados e mais de 30% repreenderam ou demitiram um colaborador por conteúdos considerados impróprios.

Se você pensa que a melhor resposta a esses números é não fazer postagens, está enganado. Não ter uma presença online pode ser ainda mais prejudicial no atual mercado de trabalho: 57% dos empregadores afirmaram ser menos provável selecionar alguém que não pode ser encontrado em nenhuma rede social e 44% contrataram alguém devido a algo que viram em seus perfis. Mas, então, o que esses recrutadores procuram nos perfis sociais dos candidatos?

  • Informações que comprovem a qualificação para a vaga;
  • Uma persona profissional online;
  • O que as outras pessoas estão postando sobre eles;
  • Qualquer razão pela qual eles não devam ser contratados.

O que se deve postar?
Não seja controverso: guarde suas opiniões mais polêmicas, especialmente sobre raça, gênero e religião, para uma conversa pessoal entre amigos. E pense bem antes de falar mal de alguém, pois 30% das empresas consultadas na pesquisa deixaram de contratar um candidato porque ele criticou seu antigo emprego em suas mídias sociais.

Não compartilhe informações pessoais e íntimas demais. Pense o seguinte: só compartilhe nas redes aquilo que você se sentiria confortável compartilhando no ambiente de trabalho. Cerca de 38% dos empregadores descartaram candidatos devido a posts envolvendo bebidas, drogas ou fotos e vídeos provocativos demais.

Não poste a mesma coisa em todas as redes: cada rede social tem um objetivo e um perfil próprio. Saber usar essas distinções a favor das suas ambições profissionais é fundamental.

Use o Instagram como um portfólio visual de suas conquistas e interesses, para expressar seu senso estético e criativo e para se conectar com pessoas que você admira. O Twitter é um bom espaço para fazer comentários relevantes sobre temas atuais na sua área e compartilhar artigos e notícias de interesse para seus colegas. No Facebook, seja casual e reforce seu caráter familiar e suas amizades, com vídeos, fotos e conteúdos que construam você como uma marca. E não se esqueça de participar de grupos profissionalmente relevantes, para não ficar de fora do que está acontecendo. Por fim, não seja aquela pessoa que só atualiza o LinkedIn quando está procurando emprego. Mantenha seu perfil constantemente ativo, com os cursos, especializações e desenvolvimento de habilidades recentes, além de conquistas profissionais e conteúdos relevantes.

O Núcleo de Empregabilidade e Relações Empresariais do UniAnchieta – NEMP oferece à população oficinas e palestras sobre diversos temas ao longo do ano. Os eventos são gratuitos e objetivam capacitar e atualizar os profissionais para que se destaquem no mercado de trabalho, incluindo conteúdos práticos para melhor aproveitamento das ferramentas do ambiente corporativo. Para se informar sobre a programação do NEMP, acesse: https://www.intranet.anchieta.br/nemp/portal/

E não se esqueça: as redes são sociais. Interaja. Comente. Compartilhe. Mas tudo com moderação e responsabilidade.

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