Saiba como se destacar no mercado de trabalho.

É comum que muitos candidatos a vagas de emprego se preocupem com seu currículo, cursos e diploma, mas não são apenas esses itens que fazem um profissional se destacar e mostrar todo o seu potencial.

As soft skills são habilidades que envolvem o perfil mais pessoal do profissional e estão relacionadas a aptidões mentais, sociais e emocionais. Trata-se de características que nascem e se desenvolvem por meio da cultura, experiências vividas, criação e educação que cada pessoa possui. Por meio dessas habilidades, a empresa consegue avaliar a ética do profissional, o controle e a inteligência emocional, além da comunicação social.

O que as empresas buscam?

Segundo uma pesquisa de desenvolvida em 2017 pela Capgemini Digital Transformations Institute, líder global em consultoria, cerca de 60% das empresas estão enfrentando dificuldades relacionadas às habilidades sociais entre seus colaboradores. De acordo com os dados obtidos com 1.250 executivos entrevistados na época, 65% dos gestores buscam profissionais que prestem um bom atendimento e dediquem-se ao cliente, que cooperem com a equipe na rotina de trabalho, que saiam da zona de conforto e que vão em busca de novos conhecimentos.

Por que é importante desenvolver habilidades sociais no trabalho?

As habilidades sociais são uma combinação da capacidade de comunicação com o jeito de ser de uma pessoa. Nas empresas, são consideradas as maneiras como os colaboradores se relacionam e se comunicam com os demais, de uma forma correta ou não. De acordo com um estudo divulgado pela consultora e criadora de software para Recursos Humanos, ICIMS Hiring Insights, 94% dos especialistas em recrutamento consideram que o funcionário com boas habilidades sociais tem mais chances de ser promovido a cargos de liderança que outro com mais experiência, mas que tenha as aptidões sociais menos desenvolvidas.

Segundo Mateusz Grzesiak, psicólogo e coach internacional em Desenvolvimento Pessoal e Profissional, tradicionalmente as pessoas não recebem treinamento para adquirir competências sociais: “As competências transversais são as mais difíceis de encontrar nos colaboradores. No entanto, hoje, o indivíduo ser altamente treinado em habilidades técnicas não é mais suficiente. É preciso desenvolver habilidades interpessoais e de construção de relacionamentos, que ajudam as pessoas a se comunicar e colaborar de forma eficaz. São com esses soft skills que ela se destacará como líder”.

“Resolução de problemas, delegação, motivação e formação de equipe se tornam muito mais fáceis se você tiver boas habilidades sociais. Saber como lidar bem com as pessoas e exibir atitude positiva são cruciais para o sucesso”, afirma Grzesiak.

Como desenvolvo minhas habilidades?

Desenvolver habilidades requer esforço e dedicação, principalmente quando isso envolve mudança de hábitos. Vale lembrar que não se trata de mudar quem você é, mas de aperfeiçoar habilidades pouco desenvolvidas.

Uma das dicas é reconhecer o seu maior potencial e estimulá-lo. Todos possuímos talentos, e cada um possui características próprias. Procure reconhecer o que você tem de melhor, aperfeiçoe isso e compartilhe com seus colegas, a fim de melhorar o ambiente de trabalho e ser bem visto pelos demais.

Outra dica é solicitar feedbacks com frequência, para saber do seu superior o que ele espera de você e o que deve ser melhorado.

Outra atitude válida é realizar uma autoanálise. Avalie o que precisa ser melhorado em você, de que a empresa em que você trabalha precisa e aquelas dicas que o seu líder forneceu. Considere tudo e comece a procurar cursos, livros e profissionais para que você desenvolva as habilidades requeridas.

Falando sobre procurar cursos e profissionais, o Núcleo de Empregabilidade e Relações Empresariais do UniAnchieta – NEMP oferece à população oficinas e palestras sobre diversos temas. Os eventos são gratuitos e se distribuem ao longo do ano. O objetivo do NEMP é capacitar os profissionais para que se destaquem no mercado de trabalho. Para saber mais sobre o Núcleo e consultar a programação de eventos, acesse: https://www.intranet.anchieta.br/nemp/portal/

Lembre-se: quem não é visto não é lembrado. Procure sempre o aperfeiçoamento e desenvolva suas habilidades de forma inteligente, de acordo com as exigências do mercado.

botao-quero-fazer-minha-inscricao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui