Aprenda a cuidar do que há de mais precioso.

Todos temos as mesmas 24 horas em cada dia, mas algumas pessoas conseguem realizar mais atividades do que outras durante esse período. O que elas têm de melhor é a organização do tempo e, é claro, objetivos bem definidos. Nesta matéria vamos tratar de organização do tempo, com dicas e aplicativos que auxiliam nessa tarefa.

Da intenção à prática

Durante um único dia, sua mente imagina, raciocina, cria situações, resolve problemas e também descobre muitas intenções: ao passar na frente do espelho, você pensa em emagrecer um pouco (esta é uma intenção); ao ver um youtuber viajando para um país diferente, você considera fazer a mesma viagem (outra intenção). Nada disso são planos, projetos ou realmente vão acontecer, a não ser que você capte todas as intenções e transforme em metas.

Todoist / Google Keep / Evernote

Estes são três incríveis aplicativos que você pode testar para reunir todas as suas intenções antes de transformá-las em metas. O Google Keep pode ser utilizado no smartphone ou no desktop, para organizar listas e separar assuntos por cor. O Todoist é uma ferramenta muito interessante para metas mais elaboradas, com tarefas a serem cumpridas relativas a um mesmo objetivo. É possível configurar alertas e até mesmo marcar pessoas envolvidas. O Evernote serve bem para destrinchar suas intenções para o campo das metas com mais detalhes, pois é possível transformar suas intenções em projetos elaborados, com tópicos, textos, imagens, gráficos e tudo aquilo que servir para incentivar você a atingir sua meta.

Vamos falar de Meta SMART?
Este é um conceito que vem do mundo da administração e que pode ser aplicado na vida pessoal. Nesse conceito, SMART é um acrônimo:

Specific (Específico): quanto mais específico for o seu objetivo, mais fácil será alcançá-lo. Um exemplo prático: no campo das intenções, você identificou que precisa voltar a estudar; no campo das metas SMART, você quer fazer a graduação em Educação Física no UniAnchieta.

Measurable (Mensurável): este tópico indica o quanto você consegue medir o sucesso da meta, depois de alcançada. Para medir o resultado, você precisa saber qual é o resultado esperado. Ao cursar Educação Física no UniAnchieta, por exemplo, você espera estar qualificado para o mercado de trabalho, aumentar os seus rendimentos financeiros e trabalhar naquilo com que se identifica.

Achievable (Alcançável): este é um tópico importantíssimo. Você precisa considerar fatores relevantes para não desistir do objetivo. Considerando o exemplo da graduação, você consegue, neste momento, investir tempo e recursos financeiros nos estudos? Se não, existe a possibilidade de pleitear bolsas de estudos, por exemplo. É assim que sua intenção vai se tornando uma meta alcançável.

Relevant (Relevante): para ser relevante, o objetivo tem que estar alinhado a sua necessidade. Para saber se seu objetivo é relevante, você pode se questionar sobre a utilidade que aquela meta tem na sua vida, se é o momento certo para fazer esse conjunto de escolhas, se tem relação com o que você vem buscando para sua vida, etc.

Time (Tempo): refere-se ao início do investimento no objetivo e ao tempo de dedicação a ele. No caso do curso que serviu de exemplo, quando iniciá-lo e tempo dedicado até sua conclusão. Uma boa forma de distribuir o tempo é considerar e dividir o que você pode fazer hoje, nesta semana, neste mês, neste ano.

Com as dicas e aplicativos citados acima, você já tem inspiração e ferramentas para tornar seu ano muito mais produtivo e repleto de realizações. Conte nos comentários quais são suas intenções e metas para este ano; este é um excelente exercício para começar a colocá-las em prática.

Leia mais no Jornal Em Foco:

Como fazer um bom planejamento pessoal
https://emfoco.anchieta.br/2018/06/06/como-fazer-um-bom-planejamento-pessoal/

Você sabe qual é o seu relógio biológico?
https://emfoco.anchieta.br/2018/10/23/voce-sabe-qual-e-o-seu-relogio-biologico/

botao-quero-fazer-minha-inscricao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui