Separamos dicas para melhorar sua capacidade de memorização.

Em meio a tantas informações, conversas, redes sociais e itens para estudar e aprender, às vezes nosso cérebro falha e simplesmente não conseguimos lembrar muita coisa, nem memorizar dados com qualidade.

Durante muito tempo, a melhor dica para a memorização era focar no objeto ou dado a ser memorizado, fazendo o cérebro absorver o conteúdo de forma mais rápida e eficaz. Porém, segundo novas pesquisas desenvolvidas por cientistas e divulgadas pela BBC, o melhor método para memorizar algo é simplesmente não fazer nada.

A palavra certa é ócio. De acordo com os resultados obtidos nessa pesquisa, os momentos em que fazemos uma pausa para literalmente não fazer nada ajudam muito na tarefa de memorizar algo.

Devemos respeitar esse tempo de pausa e não permitir interferência alguma durante o processo. O ideal é ficar sem o celular ou aparelhos eletrônicos, ficar sozinho em um local calmo e, se possível, com iluminação e ventilação naturais.

Antigamente considerava-se que o armazenamento na memória era feito apenas quando dormíamos, mas novos estudos mostram que o cérebro também consegue armazenar e codificar as memórias em períodos de pausa.

Conheça algumas dicas para favorecer a memorização:

  • Utilize um timer

    Se você precisa de foco para memorizar algo muito importante, coloque um timer e estipule um prazo para aquela determinada tarefa. Isso ajudará o cérebro e a memória a trabalharem de forma mais objetiva e efetiva diante de prazos curtos.

  • Ensine para alguém

    Ensinar o outro faz com que o cérebro e a memória sejam estimulados mais de uma vez em determinada tarefa. Isso também estimula a improvisação, a revisão e a lembrança.

Fontes:
» Como melhorar a memória: conheça o jeito surpreendente (e com mínimo esforço) descoberto por cientistas
» 3 truques para conseguir memorizar coisas mais rápido

botao-agende-o-vestibular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui