Educação é um dos principais motivos. Entenda.

A qualidade de ensino oferecida aos jovens brasileiros afeta o potencial produtivo do futuro trabalhador. Na média mundial, o brasileiro terá ainda mais dificuldade de entrar no mercado de trabalho pela falta de interesse em educação. Este dado apareceu em um novo índice criado e divulgado recentemente pelo Banco Mundial, desenvolvido para mensurar os investimentos que cada país vem fazendo em relação a seu capital humano.

O resultado do Brasil não é dos melhores, ficando apenas na 81ª posição em um ranking que possui estudos de 157 países. Segundo o Banco Mundial, a criação e divulgação deste novo índice é uma forma de alertar os governos sobre a importância dos investimentos em educação e capital humano, para que o crescimento econômico da sociedade local e mundial seja gradativo e benéfico para todos os envolvidos.

O conceito utilizado no índice parte do pressuposto de que crianças e jovens que crescem com acesso a uma boa educação e condições de saúde pública adequadas tendem a atingir níveis mais altos de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional, facilitando sua entrada no mercado de trabalho por estarem mais preparados.

O índice de capital humano utiliza três fatores principais de avaliação: mortalidade de crianças até cinco anos, resultados educacionais e condições de saúde na infância e vida adulta. A classificação do índice é de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo do 1, melhor é o potencial produtivo dos jovens da nação.

O índice obtido pelo Brasil foi de 0,56, o que indica que o país está longe dos mais desenvolvidos em capital humano, como Singapura e Coreia do Sul. Mais do que isso, esse resultado nos mostra que os investimentos em saúde e educação em nosso país estão em um nível bem abaixo do esperado, dificultando o desenvolvimento do potencial dos jovens e diminuindo ainda mais a força de trabalho capacitado no Brasil.

foto-potencial-produtivo-do-brasileiro-2

Este é apenas um dos pontos que nos levam a acreditar que é por meio de uma boa educação que podemos transformar o país. Toda a sociedade deve pensar em formas de melhorar a educação dos seus filhos e daqueles que estão dentro da sua comunidade, seja por meio de políticas públicas que melhorem a educação de todos, seja transformando família e escola em ambientes de aprendizado, produtividade e conhecimento.

Fonte: Educação falha tira metade do potencial produtivo do brasileiro

botao-escolas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui