A inteligência emocional é importantíssima em todas as esferas da vida.

O termo inteligência emocional veio com a evolução das pessoas e organizações, e significa “saber gerenciar e administrar suas emoções”, para que se tornem benéficas para você mesmo. É ter o autoconhecimento como uma ferramenta para o relacionamento com o próximo. A inteligência emocional é a capacidade de controlar suas emoções e entender os outros.

Segundo Daniel Goleman, a inteligência emocional é “a habilidade de gerir as emoções de modo que sejam exprimidas de forma adequada e efetiva, permitindo às pessoas trabalhar de maneira coordenada em torno dos objectivos comuns”. Goleman ainda afirma que ela é o equilíbrio entre a razão e a emoção, que engloba fatores como autoconhecimento, consciência emocional, empatia, motivação e relacionamentos.

A inteligência emocional tem duas funções muito importantes para o ser humano: compreender como as emoções acontecem e a forma com que nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor; gerenciar as emoções para melhor lidar com as situações do dia a dia.

Confira sete dicas para que você desenvolva melhor sua inteligência emocional e lide com o cotidiano com mais facilidade:

  1. Durma em média sete horas por noite; quando você está descansado, é muito mais fácil saber como lidar com situações inesperadas.
  2. Não saia correndo para o trabalho no início do dia, faça as coisas com calma e tire um tempo para refletir; assim, você terá mais paciência para resolver problemas que venham a surgir.
  3. Faça exercícios físicos. Um estudo comprovou o elo entre eles e as funções cerebrais, pois aceleram o corpo e a motivação (John Reiter – Harvard).
  4. Faça meditação: ela é fundamental para melhorar o raciocínio, a resiliência e o autocontrole. Faça pausas em locais isolados e concentre-se para estar calmo, deixando seu pensamento livre.
  5. Cuide do seu humor. A sua percepção do mundo pode influenciar outras pessoas. Mantenha-se calmo e motivado.
  6. Escreva sobre suas emoções ou faça uma oração antes do dia começar.
  7. Reflita coletivamente, compartilhando ideias para resolver situações problemáticas.

Fontes:
» Como desenvolver sua inteligência emocional
» 5 habilidades essenciais para aumentar a inteligência emocional
» Inteligência emocional: definição, benefícios e plano de ação

1 COMENTÁRIO

  1. Muito interessante e útil.É necessario saber lidar com as emoções e ,cada dia mais complicado.Vivemos numa sociedade que perdeu o auto-controle,é preciso que aprendamos a retomar o controle de nós mesmos e também saber entender o outro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui