E os outros 50%?

Ao contrário do que muitos pensam, a população mundial vive hoje a sua maior ascensão econômica. Isso é o que mostra o estudo realizado pelo World Data Lab.

De acordo com as informações obtidas no relatório, 50% da população mundial já pertence à classe média, o que representa aproximadamente 3,6 bilhões de pessoas. O conceito de classe média adotado para este estudo é um estilo padronizado já utilizado por outras instituições de pesquisas e é resumido conforme o quadro abaixo:

foto-populacao-classe-media-2

Metodologia da pesquisa

Para este relatório foram estudados 188 países – incluindo o Brasil – cuja população foi dividida em quatro grupos de referência, definidos de acordo com a renda média familiar: vulneráveis, pobres, classe média e ricos.

Por meio deste relatório de pesquisa foi possível enxergar a ascensão da classe média e a mudança na realidade dos que são considerados extremamente pobres. Dados obtidos com relação ao Brasil mostram que menos de 3% da população nacional vivem em situação de extrema pobreza.

foto-populacao-classe-media-3

E o futuro?

O futuro, segundo a pesquisa, será ainda melhor e mais otimista. Isso porque os dados obtidos mostram que até 2030 aproximadamente 1,1 bilhão de pessoas deixarão as duas classes sociais mais baixas, consequentemente alterando sua situação socioeconômica.

Ainda segundo a pesquisa, pessoas que chegaram à classe social média se sentem mais felizes e realizadas. Para elas, essa ascensão trouxe mais qualidade de vida e acesso a itens que antes não eram consumidos. Já para os mais pobres e vulneráveis, os ânimos não são dos melhores, e apresentam níveis de estresse superiores aos apresentados nas demais classes sociais.

Fonte: https://www.poder360.com.br/internacional/pela-1a-vez-na-historia-50-da-populacao-mundial-e-considerada-de-classe-media/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui