O movimento chamado de “Break Free From Plastic” analisou 187 mil pedaços de plástico recolhidos em 239 coletas em 42 países.

Não dá para se enganar: o lixo que produzimos em nossas casas e também os produzidos pelas empresas não têm outro destino que não a própria Terra. Com sorte e depois de percorrer um longo caminho, o lixo chega até os aterros sanitários. Aumenta, então, a preocupação de empresas e pessoas com a quantidade de lixo produzido e a necessidade de reciclar papel, plástico, vidro e metais.
Para entender a importância da reciclagem, veja quanto tempo demora para se decompor cada material que pode ser reaproveitado:

  • Vidro: 1 milhão de anos
  • Plástico: 450 anos
  • Latas de alumínio: 200 anos
  • Papel: 3 a 6 meses

No Brasil, cada pessoa produz cerca de 1kg de lixo por dia. De acordo com uma pesquisa do IBGE, são coletadas 228.413 toneladas de lixo por dia no país.
Além da população, quem mais deveria se preocupar com reciclagem e destino correto dos materiais são as empresas, já que elas são as maiores produtoras desses resíduos. O Greenpeace realizou um movimento que mostrou que as empresas Coca-Cola, Pepsi e Nestlé são as maiores geradoras da poluição por plásticos no mundo.

O movimento, chamado “Break Free From Plastic”, analisou 187 mil pedaços de plástico recolhidos em 239 coletas em 42 países. Os pedaços encontrados que foram analisados continham ainda a identificação de diversas empresas; Coca-Cola, Pepsi e Nestlé são responsáveis por 14% de tudo o que foi encontrado.

O coordenador global do movimento afirma que “Essas auditorias oferecem uma prova inegável do papel que as corporações desempenham na perpetuação da crise global da poluição por plásticos”.

No Brasil, foi realizada uma coleta nos mesmos moldes, e as dez marcas encontradas foram: Coca-Cola, Pepsi, Nestlé, Danone, Mondelez, Unilever, Hershey, Ferrero e Kraft-Heinz.
Em resposta, Coca-Cola e Nestlé anunciaram medidas para amenizar o impacto ambiental negativo causado pelas embalagens plásticas. A Coca se comprometeu em, até 2030, coletar e reciclar uma garrafa ou uma lata para cada venda que fizer, e a Nestlé divulgou que pretende tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

Fonte:
As empresas que mais produzem lixo plástico no mundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui