A novidade visa otimizar o tempo de serviço prestado ao cidadão.

Com a evolução da tecnologia, internet e aplicativos, o cidadão vem passando por uma reformulação em seus hábitos cotidianos. Hoje pode-se pagar as contas através do aplicativo do banco, solicitar um veículo para ir de lá para cá, pedir aquele almoço na hora da pressa, marcar consultas em hospitais e por aí vai.

Os órgãos públicos brasileiros aos poucos vão se atualizando e entrando de vez na era digital. Um exemplo disso é que agora não é mais necessário dirigir-se ao banco ou caixa eletrônico para consultar o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O serviço agora pode ser feito em qualquer lugar com um simples cadastro no site: www.meu.inss.gov.br.

Através do Meu INSS, a população terá acesso aos serviços do INSS – como aposentadoria, seguro maternidade, extrato previdenciário, simulação do tempo de contribuição, requerimentos e agendamentos, histórico de crédito de benefício, carta de concessão, agendamento de perícia, extrato de imposto de renda e muito mais. Também é possível ligar para a central 135 e tirar todas as dúvidas do portal. Caso o segurado preferir, ele ainda pode ir até um posto da Previdência Social, porém o mesmo já deverá ter feito um agendamento prévio.

A novidade é um avanço, se compararmos à época em que muitas pessoas iam de madrugada para uma fila para garantir o atendimento. Na prática, o novo serviço ainda precisa ser aperfeiçoado para cumprir de fato a missão de facilitar a vida do segurado.

Fontes:
» Estadão – Economia & Negócios
» Band – Notícias

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