Novas formas de geração de energia ganham espaço no Brasil.

A energia elétrica é hoje para a população mundial algo indispensável que todos usam diariamente. Acender uma luz, assistir uma televisão, usar a internet, fazer trabalhos acadêmicos e praticamente qualquer função em uma empresa demandam o uso da energia elétrica.

A energia hoje, é gerada de diversas formas, como hidráulica, nuclear, solar, eólica entre outras. A principal forma de geração de energia no Brasil, segundo matéria da Época, com 64% do potencial elétrico vem de turbinas de hidrelétricas. Em segundo lugar, ficam as usinas de biomassa que representam 9,2% e em terceiro as eólicas que já representam 8,5% da matriz e apresentam um crescimento a um ritmo superior a 20% ao ano, um comportamento que está acima das demais fontes.

A primeira boa notícia aconteceu em 2017, quando o Brasil subiu uma colocação no ranking de países que possui a maior potência elétrica vindo da energia eólica – passou o Canadá e está em 8º lugar. Agora, estima-se que até 2019, a energia eólica será a segunda principal fonte de energia no país – uma alternativa sustentável, que não causa grandes impactos no meio ambiente, como é o caso das usinas hidrelétricas.

Conhecido como “safra dos ventos”, os meses agosto e setembro batem recorde na produção de energia eólica nas regiões norte e sul do país e hoje giram 6,6 mil cata ventos espalhados por 534 parques eólicos.

Enquanto isso, as hidrelétricas perdem espaço. Há quatro anos, o governo não consegue a licitação para mais nenhuma grande hidrelétrica devido ao impacto ambiental que esses grandes empreendimentos geram, então as fontes eólicas chegaram para aliviar a pressão do abastecimento de energia no país.

Eduardo Azevedo, secretário do planejamento e desenvolvimento energético do Ministério de Minas e Energia ressalta que “É importante entender, porém, que as fontes de energia não competem entre si, elas são complementares. As eólicas estão aí para provar isso. É uma oportunidade da qual o país não pode abrir mão”.

Fontes:
» Vento pode ser segunda principal fonte de energia elétrica do país em 2019
» Brasil é o oitavo país do mundo em produção de energia eólica

botao-baixe-e-book-engenharia-ambiental

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui