A logística move o país. Como ser um excelente profissional na área?

A logística é muito significativa para as empresas e para todo o país. No Brasil este mercado evoluiu 12% e faturou R$ 59,9 bilhões segundo a Associação Brasileira de comércio eletrônico. Por outro lado, a mesma pesquisa da ABComm informa que o país investiu apenas 1,4 do PIB (produto interno bruto) em infraestrutura. Ser um bom profissional na área de logística é um desafio!

O Brasil é um país conhecido mundialmente pela exportação de commodities, como soja, minério, petróleo, frango e açúcar. Em julho de 2018, foi o setor com maior volume em exportação, com aumento de 21%, segundo pesquisas da FGV. Toda essa mercadoria – seja para exportação ou para consumo local, precisa ser armazenada e transportada com segurança e fluidez pelo Brasil.

A logística é um campo da administração que é designado a prover recursos e envolve segmentos, como: economia, engenharia, tecnologia, estatística e outros. Este é um setor importante e responsável pelo gerenciamento de materiais, planejamento, armazenamento, transporte e distribuição do que é produzido pelas organizações, além de outras funções.

O profissional de logística é muito importante nesse cenário, ele é responsável por gerir o planejamento estratégico e controlar a operação em conformidade com normas e legislações vigentes. É a pessoa responsável por analisar pontos principais da empresa como carga e descarga de produtos, expedição, estoque, distribuição e a logística.

É responsável por todo material que entra e sai da empresa, a fim de evitar problemas com atraso na entrega, desorganização no armazém, falta de matéria prima para produção, entre outros.
Com papel fundamental em uma empresa, o profissional de logística que quer se destacar, precisa sempre pensar em:

  1. Ter conhecimento teórico e prático;
  2. Ter perfil de liderança;
  3. Ter raciocínio lógico para resolver problemas cotidianos;
  4. Ser flexível para atuar em diversos campos da logística;
  5. Ter conhecimento em ferramentas de tecnologia para facilitar o seu trabalho;
  6. Ter bom relacionamento para conversar com diversos setores;
  7. Saber fazer um bom planejamento;
  8. Ter uma visão estratégica;
  9. Ter conhecimento na língua inglesa;
  10. Ser proativo para resolver as pendências e problemas que aparecem no meio do dia.

Seja um profissional de logística estudando o curso superior no UniAnchieta. O link para saber a grade curricular do curso e efetivar a sua inscrição é o

Fonte:
» Quais são os principais desafios da logística no Brasil?
» Commodities lideram exportações do país em julho

botao-baixe-e-book-logistica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui