As reclamações de fraude e clonagem aumentaram 116%.

O Banco central recebeu, desde janeiro de 2018, 388 reclamações relacionadas ao cartão de crédito, como compras não reconhecidas, feitas com cartões roubados ou clonados e até situações mais simples – cobranças duplicadas. A facilidade em fazer compras, graças aos cartões, é uma vantagem do mundo digital, mas também está se tornando um problema cada vez maior. Por isso, nesta matéria, vamos mostrar como você pode se proteger de casos como este.

– A primeira atitude que você precisa estar alerta é para sites que pedem a senha do cartão. Para compras no cartão de crédito, isso não é necessário. Então, desconfie de locais que pedem a sua senha do seu cartão!

Não acesse o internet banking através de locais públicos – como no trabalho ou em computadores compartilhados. O computador pode estar infectado com vírus e você pode não notar.

Conferir se o site que você está acessando possui o certificado de segurança (SSL – Secure Socket Layer), aquele famoso cadeado na URL. E não se engane, o Brasil possui mais de 7 milhões de sites que não possuem esse certificado, conforme matéria da revista exame.

Não dê seu cartão na mão de frentistas e caixas de balcões de pagamento. Em vez disso, espere que eles tragam a máquina de cartão para que você veja o procedimento sendo feito. É nos pequenos momentos que não estamos com os cartões à vista que os fraudadores podem captar informações sobre seu cartão.

Verifique seu extrato com frequência – através do seu aplicativo, no banco ou pelo seu computador pessoal. Assim, terá mais facilidade de resolver qualquer problema que acontecer com o seu cartão de crédito.

As operadoras de cartão e o seu banco tem acesso ao seu comportamento de consumo, e isso pode facilitar na hora de reclamar sobre alguma irregularidade. Por exemplo: se você mora no Brasil e não costuma viajar com frequência, se alguma compra acontecer fora do seu estado ou país, é provável que seu banco já esteja em alerta para fraude. Ao reclamar no banco, por exemplo, eles saberão dizer onde esta compra foi feita (ainda que tenha sido pela internet) e qual horário. Por isso, se você também não costuma fazer compras pela madrugada, por exemplo, e alguma compra acontecer, você pode ter mais facilidade para receber seu dinheiro de volta.

Apesar dos “perigos” e das “boas práticas” para usar o cartão de crédito e débito, é importante ressaltar que o dinheiro virtual, as carteiras virtuais é um caminho sem volta. A tecnologia avançou de tal modo que as pessoas estão cada vez menos utilizando dinheiro vivo. Uma pesquisa do banco central informa que já existem cerca de 4% da população brasileira que não utiliza dinheiro vivo – apenas cartões. E este número só tende a crescer.

Fonte:
» Dobram reclamações de compras no cartão de débito aponta bc
» Dinheiro vivo já não é usado por 4% da população
» Brasil tem mais de 7,2 milhões de sites desprotegidos

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