Se antes das férias as coisas na escola não saíram como o esperado, veja como é possível melhorar esse quadro e se sair bem neste semestre.

As férias acabaram, e chegou a hora de pegar firme nos estudos. Se nos bimestres anteriores o seu desempenho escolar não foi muito bom, ainda é possível reverter essa situação com bastante esforço e dedicação aos estudos, pois não adianta imaginar que as coisas vão se resolver sozinhas. Se você pretende melhorar seu aprendizado, e, consequentemente, suas notas nas provas, fique atento a estas dicas:

  1. Tenha uma agenda: Nos dias atuais pode parecer ultrapassado, ou coisa de criança, mas ter uma agenda pode fazer a diferença nos seus estudos. Anote todas as datas de prova, de entrega ou apresentação de trabalhos e de outros compromissos escolares. Se você não gosta muito de agenda, existem algumas mais sofisticadas, ou use a do celular. O importante é não se esquecer de cumprir os compromissos.
  2. Anote tudo: É muito comum os alunos anotarem o que o professor escreve na lousa, porém, anotar a explicação do professor também é muito importante. Muitas vezes, um detalhe específico pode estar na fala do professor, e você acaba perdendo isso por anotar apenas o que está na lousa.
  3. Pergunte ao professor: Não vá embora com dúvidas. Se você não entendeu um conteúdo, peça para seu professor explicar novamente; se durante uma explicação uma ideia surgiu, exponha! Sua fala pode ajudar na compreensão do conteúdo por você e por seus colegas.
  4. Faça as atividades de casa: De nada adianta querer melhorar o rendimento escolar sem fazer as atividades de casa. Realizando essas tarefas, você estará verificando o que realmente aprendeu.
  5. Tenha um bom ambiente de estudo: O seu cantinho do estudo diz muito sobre seu rendimento. Procure estudar em lugares silenciosos, nos quais não haja pessoas transitando. Assim, você se concentra e estuda melhor.
  6. Tenha uma rotina de estudos: Além do dever de casa, é sempre importante manter uma rotina de estudos. Separe um tempo de seu dia para retomar conceitos vistos na escola e pesquisar sobre suas dúvidas. Você pode fazer uso de mapas mentais, canetas coloridas, etiquetas e tudo o que possa ajudá-lo nos estudos.
  7. Prepare-se para as provas: Você estuda todos os dias, faz anotações e realiza as tarefas de casa. Porém, muitas vezes não estamos preparados totalmente em relação a certos conteúdos, por isso devemos estudar para as provas.
  8. Durma bem e tenha uma boa alimentação: Boas noites de sono e boa alimentação são essenciais para manter o corpo funcionando bem, preparado para a rotina de estudos.

botao-escolas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui