Práticas para se manter mais calmo e aliviar a tensão diária

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% da população sofre algum tipo de estresse. No Brasil, aproximadamente 70% das pessoas passam por situações de estresse com frequência, sendo que 30% deste total apresentam sinais mais avançados da doença.

Trazendo esses dados para a nossa rotina, é comum identificar os momentos de mais estresse em nosso cotidiano. Temos picos de estresse e tensão em situações como, por exemplo, problemas familiares, dificuldades financeiras, enfermidades. Porém, às vezes não percebemos quando isso se torna algo ainda mais grave. Passar por algum momento de estresse é natural do ser humano, e todos têm ou terão alguma experiência com este problema, mas é preciso atenção quando isso ultrapassa o limite aceitável para mantermos uma vida saudável.

Segundo a Previdência Social, o estresse é o terceiro fator que mais causa afastamentos do trabalho por mais de 15 dias. Se você sofre com frequência deste mal, é necessário refletir sobre por que está passando por isso e como tratar. Há tratamentos para casos mais extremos, como o uso de medicamentos controlados e sessões de terapia com profissional de psicologia. Há também algumas práticas que você pode incluir em sua rotina, a fim de diminuir e controlar o estresse.

Separamos neste post cinco dicas fáceis para aliviar a tensão e o mal do século no ambiente de trabalho.

  1. Escute música

    Ouvir uma música de que gostamos é algo que pode aliviar momentaneamente nosso estresse. Com a evolução dos smartphones e a quantidade de aplicativos que temos à disposição, fica mais fácil acessar músicas em qualquer lugar. Quando você estiver muito estressado, enfurecido e/ou frustrado, coloque uma música tranquila e respire fundo. Pense em coisas boas e que fazem você se sentir bem.

  2. Coloque limites

    Um dos motivos pelos quais desenvolvemos o estresse mais extremo é a falta de limite que colocamos nas pessoas e em nossas tarefas. Vivemos fazendo horas extras, atendendo o telefone fora do horário de trabalho, inclusive nos finais de semana, respondendo a e-mails em feriados e quando estamos de férias, além, é claro, de acabar fazendo o trabalho de colegas. Essas práticas, com o passar do tempo, acabam nos sufocando e provocando um estresse profundo e doentio. Procure estipular prazos e regras, para que essas atividades não se misturem com sua vida pessoal e seus momentos de lazer e diversão.

  3. Pense positivo

    Essa dica pode parecer boba, mas funciona. Quando estamos estressados, nossos pensamentos quase sempre se voltam para coisas negativas e ruins. Pensamos em questões como por que estamos fazendo aquele trabalho, por que estamos aguentando aquela situação, pensamos que somos piores do que os outros e que nosso salário é insuficiente. Nesses momentos, é importante lembrar das coisas boas conquistadas no trabalho, das conquistas pessoais e das pessoas amadas.

  4. Foque no que importa

    Em qualquer ambiente de trabalho, há diversas pessoas, com várias formas de pensar, conviver e se relacionar. Há aquelas pessoas com quem nos identificamos logo de cara e outras que nem tanto. Há também aquelas que acabam nos irritando e nos deixando estressados pela forma como agem e falam.
    Conviver com várias pessoas pode trazer algum conflito interno, mas temos que lembrar que este não deve ser o nosso foco. Este foi só um exemplo de coisas que podem nos irritar no ambiente corporativo.
    Foque em seu trabalho, em suas metas e objetivos. Procure dar o seu melhor e tente ignorar situações “fúteis” que acontecem com certa frequência. Lembre-se de que você está lá por uma razão e não se deixe afetar por essas situações ruins.

  5. Entenda que mudanças são necessárias

    Às vezes tudo de que precisamos é mudar. Mudar nossas atitudes, pensamentos e comportamentos. Avalie o que você faz todos os dias, o que mais incomoda, o que irrita e estressa com frequência. Desenvolva alternativas positivas para cada pensamento ruim que você tem. Pense em desenvolver um momento de descontração com a equipe, almoce em locais que permitam que você respire ares novos diariamente, planeje encontros fora do local de trabalho e pense em solicitar aos chefes algum aparelho de divertimento para os funcionários, como um videogame ou uma mesa de sinuca.

Fontes:
https://www.revistaencontro.com.br/canal/atualidades/2016/06/mal-do-seculo-estresse-ja-atinge-90-da-populacao-mundial.html

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/concursos-e-emprego/noticia/2016/08/estresse-e-um-dos-fatores-que-mais-causa-afastamento-e-falta-no-trabalho.html

https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2017/04/10-formas-de-diminuir-o-estresse-no-trabalho.html

botao-agende-o-vestibular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui