O uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode sobrecarregar a coluna e prejudicar a saúde.

Pare por um minuto para observar as pessoas ao seu redor. É muito provável que você veja pessoas utilizando aparelhos eletrônicos em uma altura abaixo dos olhos. Considerando que os smartphones viabilizam a realização de diversas atividades importantes em nosso dia a dia, o tempo destinado ao uso desses aparelhos pode ultrapassar oito horas diárias. Por isso, é fundamental ficar atento à postura enquanto se utilizam esses aparelhos, já que o peso da cabeça em relação à coluna cervical pode ser prejudicial, levando a dores e alterações posturais.

Quando utilizamos celulares ou tablets, é quase automático projetarmos o pescoço para a frente, considerando que o aparelho se encontra abaixo da altura dos olhos. Quanto maior é essa projeção, isto é, quanto maior for a inclinação para a frente, o ângulo do pescoço, maior é o esforço para a coluna cervical. De acordo com o Dr. Antenor Mazzuia, médico ortopedista e cirurgião da coluna, ao inclinarmos o pescoço no ângulo de 60º, o esforço sobre a coluna equivale a suportar o peso de 27kg.

Com os smartphones em mãos, nossa cabeça tornou-se um ímã, cada vez mais se projetando em direção ao aparelho. Na maioria das vezes, nem percebemos quão errada está nossa postura, e só sentimos que algo não vai bem quando o corpo, a coluna mais especificamente, já não aguenta mais esse sobrepeso e a dor aparece.

De acordo com o Dr. Antenor Mazzuia, o ideal a se fazer para prevenir a síndrome do pescoço de texto é ficar atento à postura e utilizar o celular ou tablet na altura dos olhos. Contabilizar o tempo diário destinado ao uso desses aparelhos, evitando excessos, também é uma forma de prevenir essa síndrome.

botao-baixe-e-book-fisioterapia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui