Como melhorar a qualidade do seu sono e evitar esse distúrbio.

Segundo a especialista em medicina do sono e neurologista Andrea Bacelar, aproximadamente 60% dos brasileiros se queixam de algum problema relacionado ao sono. Isso acontece por diversos fatores, como estresse, ansiedade, dores crônicas, claridade, barulhos e ruídos, temperatura (calor ou frio), uso intenso de aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores, consumo de álcool, drogas e cafeína e até mesmo o comportamento de seu companheiro, como roncos e movimentação corporal frequente enquanto dorme.

Apesar destes dados, apenas 50% dos casos são diagnosticados com exatidão, por isso é importante que você avalie o que está acontecendo em sua rotina e que pode estar afetando a qualidade do seu sono e descanso.

É importante ressaltar que a insônia não é caracterizada por um curto espaço de tempo com dificuldades para dormir, mas quando é quase impossível dormir e relaxar e as consequências físicas, como cansaço e fadiga, atrapalham o dia da pessoa de forma que ela não consiga exercer funções básicas, como trabalhar e se movimentar.

Podemos diminuir os efeitos da insônia com algumas mudanças em nossa rotina e comportamentos, antes de partirmos para um tratamento à base de remédios e relaxantes. Para situações como claridade, barulhos e temperatura, procure realizar adaptações no ambiente para que esses fatores parem de incomodar. Diminua o uso de celulares e computadores, principalmente momentos antes de se deitar, evite consumir muita cafeína ao longo do dia e, se você sofre com doenças neurológicas, é indicado procurar a ajuda de um especialista, que poderá passar dicas e técnicas para melhorar o sono.

Quanto ao comportamento de seu companheiro, converse e coloque em pauta as dificuldades pelas quais você está passando. Busquem alternativas para melhorar a situação e acabar com o problema, como o uso de fones de ouvido e de adesivos nasais para auxiliar na respiração.

Abaixo apresentamos um infográfico desenvolvido pela neurologista Andrea Bacelar, que mostra práticas recomendadas para se superar o distúrbio do sono:

foto-causar-a-insonia-2

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/08/veja-dicas-para-combater-insonia-e-melhorar-qualidade-do-seu-sono.html

Existem medicamentos para insônia, mas eles podem causar certa dependência se forem utilizados por muito tempo. Esse tipo de remédio só pode ser utilizado sob prescrição médica, com receita assinada e controlada. Há também os medicamentos fitoterápicos, que são mais leves, não causam dependência e não necessitam de receita médica para serem utilizados.

De qualquer forma, antes de começar a tomar qualquer atitude a respeito da insônia, vale a pena visitar um médico especialista. Somente ele saberá passar as informações corretas para o seu caso e fará o diagnóstico correto do seu nível de insônia.

Fontes:
https://www.terra.com.br/noticias/dez-causas-para-a-insonia,310d8bcd740339329493e9e97631be87phmxhpr4.html
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/08/veja-dicas-para-combater-insonia-e-melhorar-qualidade-do-seu-sono.html
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/05/mais-de-60-dos-brasileiros-tem-alguma-queixa-sobre-o-sono.html

botao-agende-o-vestibular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui