Pensar, elaborar e escrever um trabalho de conclusão de curso não é fácil. Muitas dificuldades podem aparecer durante esse processo e poderão colocar em risco a qualidade do trabalho. Porém, muito se fala sobre o tema e nem tudo deve ser levado ao pé da letra.

O trabalho de conclusão de curso, ou trabalho de curso, é uma peça chave na formação do estudante. Além de ser um dos requisitos de obtenção do diploma de graduação, o TCC é a porta de entrada para futuros cientistas que desejam dar continuidade a suas pesquisas. Entretanto, muitas pessoas discutem o assunto e levantam conclusões nem sempre tão certas sobre o trabalho, por isso é importante esclarecer o que é verdade e o que é mito quando o assunto é TCC. Com base em levantamentos realizados em sites como Diário Gaúcho e em experiências durante a graduação, foram elencados alguns mitos e verdades sobre o TCC, apresentados abaixo.

O ALUNO DEVE PENSAR SOBRE O TCC NO ÚLTIMO ANO DO CURSO – MITO

Muitos alunos deixam para pensar no TCC somente no último ano do curso, alegando certo desconhecimento na área de estudo. Na verdade, é esse desconhecimento que fará com que as ideias apareçam. É importante que o aluno não deixe para pensar sobre o trabalho apenas no último ano, pois há uma diversidade de temas, e é interessante que o aluno conheça esses temas e se identifique com algum, o que leva tempo. Durante as aulas, o aluno pode anotar todas as ideias que forem aparecendo, para conversar com professores da área que poderão indicar livros, artigos e até mesmo outros trabalhos de quem já se formou; assim, o aluno vai criando uma ideia do que é o trabalho de curso.

O TCC DEMANDA UMA MAIOR ORGANIZAÇÃO DO QUE OUTROS TRABALHOS – VERDADE

Em contraste com outros trabalhos realizados durante a graduação, o TCC nada mais é que um trabalho mais aprofundado, com um maior embasamento teórico sobre o tema da pesquisa. Por isso, ao realizar o TCC, o aluno precisa estabelecer metas de trabalho de acordo com os prazos de entrega, já que o trabalho se baseia em leituras, em reflexões, às vezes em trabalhos práticos e na escrita.

O ALUNO NÃO PODE MUDAR O TEMA DO TRABALHO – MITO

O trabalho de conclusão de curso é um trabalho feito em conjunto, entre aluno e orientador. Contudo, muitos estudantes, em certo ponto desse percurso, analisam o trabalho realizado até então e consideram não terem feito a melhor escolha. O aluno não deve ficar preso a um trabalho com o qual não está satisfeito, considerando as dimensões que o TCC pode ter. Nesse caso, o estudante deve conversar com seu orientador e propor mudanças no que foi feito até então ou, até mesmo, considerando o tempo restante para a realização, repensar todo o projeto.

PLÁGIO REPROVA – VERDADE

O TCC é uma forma de mostrar a personalidade do aluno e seu progresso durante o percurso acadêmico. Por isso, se o plágio não cabe em nenhum lugar, no TCC isso pode custar a aprovação do trabalho. Entretanto, pode acontecer de o aluno cometer plágio sem saber, seja por uma frase mal colocada ou até uma citação errada. Em vista disso, o aluno deve se atentar às regras de formatação e elaboração dos trabalhos acadêmicos. No livro Normas para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos (Disponível em: https://bit.ly/2unfKCw), o UniAnchieta apresenta as normas adotadas para a elaboração desses trabalhos pelos estudantes da instituição.

O TEMA DO TRABALHO TEM QUE SER ORIGINAL – MITO

Na ciência da linguagem, teóricos apontam que nenhum discurso se cria do nada, o que existe é uma sucessão de reprodução de discursos anteriores. O que se pretende aqui não é discutir a linguagem, mas considerar que o mesmo se dá em todas as ciências. Todo trabalho de pesquisa se sustenta em fontes, trabalhos anteriores, objetivando o progresso do conhecimento na área. Por isso, o tema do TCC não precisa ser de todo original. Com o passar do tempo, em todas as áreas os saberes são revistos por diferentes óticas e perspectivas, não havendo um esgotamento de fontes e de problemas de pesquisa.

O TCC PODE AUMENTAR O NÍVEL DE ESTRESSE E ANSIEDADE – VERDADE

Considerando a elaboração do TCC e todo o restante do curso (trabalhos, provas, estágios, relatórios etc.), esse processo pode se transformar em uma experiência negativa. Por esse motivo, o estudante deve se organizar da melhor forma possível para não acabar se prejudicando nesse processo. Além da entrega do trabalho escrito, o aluno também passa pela defesa do trabalho, que consiste na apresentação do trabalho para uma banca avaliadora. Nesse momento, o aluno não deve se comprometer pelo nervosismo, pois, tendo realizado o trabalho com comprometimento e seriedade, ninguém o conhece mais do que o próprio aluno.

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