Escolher uma carreira profissional pode não ser fácil. Muitas são as influências e, com isso, aparece a dúvida entre fazer o que gosta ou aquilo que família e amigos recomendam.

Em determinado momento de nossas vidas, temos de escolher uma profissão. Porém, as inúmeras opções de profissão que estão surgindo muitas vezes podem acabar levando o jovem à indecisão. O mais recorrente é que o jovem busque se informar sobre profissões com pessoas mais próximas, como os pais, familiares e amigos, o que pode levá-lo a uma maior indecisão, considerando diferentes ideias e opiniões dessas pessoas.

No momento de escolher uma carreira, muitos jovens ainda estão em processo de definição da identidade, bem como de definição daquilo de que gostam e de suas concepções sobre o mundo. Por isso é interessante que o jovem reconheça suas habilidades e o que de fato o motiva. Testes vocacionais podem ser uma boa saída para o jovem que ainda não se identificou com alguma profissão, ou que tem várias profissões em mente. O UniAnchieta oferece um teste vocacional, que pode ser acessado pelo site da instituição.


botao-teste-vocacional

A motivação do jovem é um ponto fundamental na escolha da profissão, tendo em vista seus gostos e seus objetivos em relação à carreira profissional. As habilidades, a cultura e a personalidade do jovem também influenciam nesse processo, por isso é importante uma maior exposição às informações sobre ocupações que estão surgindo, assim como sobre o que é esperado de cada profissional.

Seguir a carreira profissional dos pais e continuar o legado da família pode ser muito proveitoso, uma vez que o jovem poderá ter amplo acesso às informações sobre a carreira, mas esse caminho pode não ser o melhor, quando não há uma autêntica identificação com a atividade. O peso da escolha poderá ser sentido quando o jovem perceber que não se identifica com a profissão e que não fez a melhor escolha. Quanto maior for o conhecimento do jovem acerca das profissões e maior for o autoconhecimento (tendências, objetivos, habilidades, vocação), mais fácil será essa escolha, com mais chances de ser acertada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui