Não há o que discutir, a educação tem que ser prioridade na formação dos filhos.

A maior e melhor herança que podemos deixar a nossos filhos é uma formação educacional que os deixe em condição de enfrentarem as dificuldades que a vida apresenta.

Essa preocupação tem de existir desde o início dos períodos escolares, mas se acentua à medida que eles crescem e alcançam níveis superiores, buscando ampliar conhecimentos.

Em nosso país a educação pública nunca foi prioridade, sempre houve escassez de recursos, apesar de termos os exemplos dos países desenvolvidos, onde a educação é um dos principais focos de aplicação dos recursos disponíveis.

Entretanto, apesar dessa dificuldade, não podemos deixar de procurar meios de possibilitar a nossos filhos o acesso a universidades.

Se o acesso à universidade pública é restrito, pela pouca oferta de vagas, temos que focar nas universidades particulares, apesar do custo financeiro que isso representa.

E nada melhor que termos um planejamento financeiro, de longo prazo, se possível, para obtermos condições de encaminhá-los à universidade.

Uma poupança programada é uma das formas eficientes de guardar dinheiro para essa finalidade.

Consideramos, porém, que colocar dinheiro em poupança simples pode representar um rendimento pouco atrativo, muito próximo dos níveis de inflação.

Outras formas oferecidas pelo mercado financeiro podem ser bem mais atrativas, mas a orientação é que façamos essa poupança mensal considerando três fatores básicos: risco, liquidez e comprometimento.

O risco pode limitar o rendimento, mas há produtos financeiros de pouco risco e um rendimento bastante satisfatório no curto e no longo prazo.

A liquidez torna-se importante pela possibilidade de necessitarmos de recursos de uma forma urgente, o que não é tão raro.

O comprometimento diz respeito a sermos pontuais e constantes na poupança, mas sem prejudicar nossa condição financeira.

Dessa maneira, com uma poupança feita de forma segura e saudável, temos a oportunidade de sempre estar dando o melhor na área de educação a nossos filhos.

AUTOR: Marino Mazzei Jr.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui