Saiba como se proteger das doenças comuns na época mais fria do ano

O inverno está se aproximando e no dia 21 de junho ele dará as caras por aqui. Nesta época do ano, é comum sermos pegos por vírus presentes no ar e ficarmos doentes, principalmente com doenças respiratórias, como a gripe.

Além das pessoas ficarem mais aglomeradas, o que aumenta as chances de transmissão de vírus e bactérias, o mecanismo natural de autolimpeza do sistema respiratório é prejudicado com o frio, e as pessoas se tornam mais vulneráveis a doenças como gripe, bronquite, asma, rinossinusite, amigdalite e laringite.

Recomenda-se evitar locais aglomerados, higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool gel, cobrir a boca e nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar e evitar mudanças bruscas de temperatura. Também se recomenda procurar o posto de saúde mais próximo para receber a vacinação indicada.

Nossa imunidade tende a fraquejar neste período, e geralmente crianças e idosos são os que mais sofrem. O ideal é manter o ambiente sempre limpo e ventilado e lavar os casacos e roupas de inverno antes de usá-los. Caso alguma doença se instale e/ou se agrave, é conveniente procurar um médico especialista e não tomar remédios por conta própria.

Abaixo, listamos algumas recomendações para evitar doenças infecciosas:

  • Lave as mãos com frequência, com sabão ou álcool em gel;
  • Evite contato próximo com pessoas doentes;
  • Beba bastante água e alimente-se de forma saudável;
  • Mantenha os ambientes sempre arejados e limpos;
  • Evite fumar e absorver fumaças tóxicas;
  • Mantenha em dia suas vacinas e, se possível, tome a vacina contra a gripe.

Fonte: Saiba como prevenir doenças típicas de inverno

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui